TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  27/4/2017  •  Artigo  •  1.124 Palavras (5 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 5

BREVE HISTÓRICO DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

                                                                                           MARQUES,Vanessa.*

Introdução:

              É essencial saber os paradgmas, do surgimento desta ciência. Pois apenas a conhecendo, que ocorrerá uma grande facilitação de compreensão, de como as pesquisas com temas ligados a realidade escolar e do processo de ensino aprendizagem, voltadas para a psicologia surgiram ao longo da história.

              É preciso compreender o nascimento da psicologia como ciência, e interface da relação com os fenômenos educativos.

              A psicologia tem origem grega, sendo derivada da junção de duas palavras –Psyché, que significa mente ou alma e Logos, que significa razão ou estudo.

               Portanto podemos concluir que a psicologia é a ciência que estuda a mente ou a alma humana. Os primeiros psicólogos que surgiram foram nomeados para cuidar de pessoas diagnosticadas com tais doenças. E logo ápos passado algum tempo foram nomeados para escolas e instituições.

              Senso Comum ou Conhecimento Intutivo espontâneo, de tentativas e erros que facilitam a nossa vida cotidiana. Ocasionado do hábito á tradução e repassado de geração a geração:

              Ex 1: Um gato preto cruza com você, e a quem diga que seu azar foi lançado.

              Ex 2: Lançar referido dente em cima de um referido telhado, para germinar outro dente.

              Conhecimento Ciêntifico ou o Fruto da razão da observação rigorosa e objetiva de possibilidade do homem de desvendar a natureza e suas leis. Nos é transpassado através da escola e livros.

              Ex 1: Nada ou ninguém comprova que cruzar com um referido gato preto, o traga azar.

              Ex 2: Lançar um dente em cima de um referido telhado, não é a garantia da germinação de outro.

*Acadêmica do curso de Pedagogia,FIP,Iporã.

              A psicologia como ciência tem como objetivo de estudo, o comportamento humano, seu processo de desenvolvimento e a sua subjetividade. Á origem é destinada a filosofia.

              Voltando a contextualização de processo evolutivo da história da Psicologia como ciência você não pode desconsiderar que como todos os processos humanos, o processo de desenvolvimento de uma ciência, esta intimamente relacionada ás necessidades humanas de cada período histórico, A concepção de ciência relaciona-se a ordem econômica e social, a um sistema de pensamento de valores que caracterizam a sociedade como um todo.

              As três abordagens psicológicas são: O Entrutuvalismo, o Funcionalismo e o Associacionismo.

Entruturalismo – Wilhelm Wundt (1832-1920)

              Considerado o pai da psicologia ciêntifica, recebe esse titulo pela razão de ter fundado em 1879, o primeiro laboratório de psicologia na universidade de Alipzig, Alemanha. A psicologia só se tornou uma ciência independente da filosofia graças a Wundt, nos finais do século XIX, Wund criou o que mais tarde, segundo back (2003) seria chamado de entrutuvalismo. Que tinha como objeto de estudo a descobrição de toda estrutura e conteúdo da mente humana. Seus pesquisadores sustentaram que cada totalidade psicológica compõe-se de elementos como: sensações, imagens e sentimentos que se encontram justapostos associados entre si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com