TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTEXTOS SOCIAIS REFORÇANDO PADRÕES COMPORTAMENTAIS POSITIVAMENTE

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 8

FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUIS[pic 1]

CURSO DE PSICOLOGIA

CONTEXTOS SOCIAIS REFORÇANDO PADRÕES COMPORTAMENTAIS POSITIVAMENTE, NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO - Revisão Bibliográfica.

Larysse Caroline Costa Coimbra

Wesylla  Frankciliana Silva Oliveira

SÃO LUIS – MA

2015

FACULDADE PITÁGORAS DE SÃO LUIS

CURSO DE PSICOLOGIA

Larysse Caroline Costa Coimbra

Wesylla  Frankciliana Silva Oliveira

CONTEXTOS SOCIAIS REFORÇANDO PADRÕES COMPORTAMENTAIS POSITIVAMENTE, NO PERÍODO DA ADOLESCÊNCIA: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO - Revisão Bibliográfica.

Projeto de pesquisa, apresentado à disciplina Metodologia Científica, para obtenção da nota Oficial II, sob a orientação da professora Marcela Lobão.

SÃO LUIS – MA

2015

        SUMÁRIO        

Justificativa ...............................................................................................................        04

Objetivos Gerais .........................................................................................................05

Objetivos Específicos .................................................................................................05

Introdução ..................................................................................................................06

Referencial Teórico ....................................................................................................07

Referências Bibliográficas

JUSTIFICATIVA


                A sociedade em sua visão de senso comum costuma ver a adolescência como uma fase turbulenta, um período de rebeldia. Propondo desconstruir este estereótipo, este projeto visa descrever características de padrões comportamentais que os adolescentes vêm adquirindo através dos contextos sociais no qual eles estão inseridos. A análise do comportamento valoriza comportamentos que são estimulados através de reforçadores, e a proposta aqui, é mostrar como esses estímulos podem ser aplicados no cotidiano do adolescente, contribuindo para a formação da sua personalidade.

OBJETIVOS GERAIS:

Justificar que é partir do contexto social em quem o adolescente se encontra,  que os padrões comportamentais são reforçados positivamente, desconstruindo os estereótipos socialmente colocados como fase do desenvolvimento humano de rebeldia.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Explicar como que através da influência do contexto social, o adolescente pode fazer melhor suas escolhas, tais como: orientação sexual, valores, escolha da profissão, etc.
  • Mostrar a importância dos pais como referenciais para a formação da personalidade do adolescente.
  • Desconstruir os estereótipos da adolescência, como fase de rebeldia.

INTRODUÇÃO

                  A análise do comportamento, conceitua reforço como o tipo de consequência de uma ação comportamental, que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento voltar a ocorrer. Uma consequência só é considerada reforço, quando esta, afetar o comportamento, podendo tornar a frequência da mesma, um padrão.

                  O ser humano aprende desde muito cedo a criar padrões de comportamento, que são indispensáveis para sua sobrevivência. Aprende a agir em prol de situações que lhe favoreça de alguma forma. Uma criança chora quando está com fome, mostrando sua necessidade em obter algum alimento que a sacie, pois a mesma ainda não tem domínio total sobre suas ações, e depende de outro ser. À medida que alguém sempre trouxer alimento em todas as vezes que a criança chora, ela entende que chorando sempre terá aquele alimento.

                  Uma vez que o indivíduo aprende que precisa criar seus padrões comportamentais, e estes serem vistos pelo ambiente em que vive como a sua maneira de encarar o mundo, ele começa se perguntar qual o seu real papel na modificação do mundo. O homem, na visão da análise do comportamento, modifica o mundo, e consequentemente é modificado por ele.

                  Desde a infância o ser humano precisa adaptar-se ao mundo, e para que essa adaptação ocorra de forma saudável, é indispensável o uso de reforços positivos para a sua própria sobrevivência. É através dos reforços positivos, que se obtém os padrões que modificarão os comportamentos futuros. O reforço positivo aumenta a frequência de uma resposta ocorrer devido à apresentação de um estímulo consequentemente reforçador.

                   Durante a fase inicial do processo de desenvolvimento humano (infância), o indivíduo adquire traços de sua personalidade, que só será consolidada durante o período da adolescência. A análise do comportamento define personalidade como padrões distintivos e característicos do pensamento, emoção e comportamento que definem o estilo pessoal de interação de uma pessoa com o ambiente físico e social. (Atkinson et al, p. 457, 1953).

REFERENCIAL TEÓRICO

                    A adolescência é uma longa fase de transição da infância para a vida adulta. Construída socialmente no século XX no mundo ocidental, tornou-se mais tarde global, porém com diferentes formas em diversas culturas. Por ser o período preparatório para vida adulta tende a ser prolongado para capacitação do indivíduo adolescente a assumir suas responsabilidades. A puberdade, ocorre nesse período e refere-se à transformação que causam modificações físicas que levam o corpo à maturidade deixando-o pronto para a reprodução. Consequentemente, todas as mudanças hormonais da puberdade, têm suas implicações nas áreas psicossocial e cognitiva na vida do adolescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (180.5 Kb)   docx (40.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com