TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTRIBUIÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A JUSTIÇA

Por:   •  8/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CAMPUS MINISTRO REIS VELLOSO

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

PSICOLOGIA JURÍDICA

PROF. MR. LIENE MARTHA LEAL

ALUNA: SARA TELES REIS

3 AVALIAÇÃO:

CONTRIBUIÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A JUSTIÇA

Parnaíba-PI

2016

Aponto, desde já, que a relevância da Psicologia para o Direito se deve principalmente pela sua contribuição à Justiça mediante seu papel em oferecer conhecimentos e explicações sobre o comportamento humano e assim auxiliar nas decisões dos magistrados. Isso porque há condutas e dimensões psicológicas que os juízes não entendem e por não conhecerem não poderiam exercer a função julgadora de forma objetiva. É nesse sentido que o Direito busca a ajuda necessária à Psicologia.

A história da relação da Psicologia com a justiça surge, conforme Leal (2008), no início do século XIX, quando os juízes chamam os médicos psiquiatras para a resolução daquilo que não entendiam; dos enigmas dos crimes que iam além de seus conhecimentos jurídicos do Direito. Ainda assim, as ações criminosas não possuíam razão aparente, tão pouco partia de sujeitos loucos. É aí que em 1868, nasce a relação da Psicologia e o Direito com Prosper Despine, fundador da Psicologia Criminal, ciência que aborda a personalidade e o comportamento humano e contribui para a compreensão da conduta e da personalidade do criminoso promovendo, assim, o estudo e a relação do crime e o criminoso.

Desse modo, tendo em vista a definição de Psicologia Jurídica que corresponde a toda aplicação do saber psicológico às questões relacionadas ao saber do Direito é que se faz a importância dessa relação. É nesse aspecto que se caracteriza o fundamental papel da Psicologia no campo da Justiça ao estabelecer correlações e explicações a respeito da prática criminosa ao investigar e compreender os motivos e determinados contextos que levam o indivíduo à prática do delito e que vão além da capacidade de análise dos juízes e da objetividade da lei, auxiliando, pois, os magistrados em suas decisões, sobretudo por meio da elaboração de documentos e laudos psicológicos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com