TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CVRD

Seminário: CVRD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Estudo de Casos – Responder as perguntas do final dos textos a seguir:

1º) Roger Agnelli e a CVRD ou Quanto "Vale" Roger Agnelli? (final do Cap.1 do livro texto –QUESTÕES)

a) De exemplos de cada uma das habilidades gerenciais que, segundo Katz, Roger Agnelli demonstrou possuir na condição de administrador. De que maneira essas habilidades foram se tornando mais ou menos importantes na carreira de Roger Agnelli?

b) Quais os papéis que, segundo Mintzberg, Agnelli representou como administrador da Vale? Dê exemplos a partir do texto de cada um deles.

c) Considera Roger Agnelli um típico administrador brasileiro? Que traços do sistema cultural brasileiro são evidentes no seu estilo de gestão?

2º) O ambiente organizacional da Petrobrás (final do Cap. 3 do livro texto)

a) De acordo com o caso quais são os stakeholders internos e externos da Petrobrás? Por que podemos dizer que até 1995 os concorrentes não eram um stakeholder da organização? Acredita que essa mudança afetou o crescimento da empresa?

b) Qual o papel que o Governo Federal na empresa? Porque a estabilidade geopolítica é importante para empresas como a Petrobrás?

c) Como o acidente na Baía de Guanabara afetou a Petrobrás e o que ela vem fazendo para evitar casos como esse? Qual o papel socioambiental da organização? Qual é sua importância?

3º) A Schincariol e a guerra das cervejas (final do Cap. 4 do livro texto)

a) Analise e discuta as principais decisões relatadas no caso: criar a marca Primus, lançar a nova Schin, e adquirir a Devassa. Você classifica essas decisões como programadas ou não programadas? Como você avalia a eficácia dessas decisões?

b) Compare a decisão da Primus e Nova Schin com base no modelo de racionalidade limitada de Simon.

c) O lançamento da Nova Schin foi uma decisão racional ou intuitiva? Quais medidas foram tomadas para diminuir a imprevisibilidade das decisões? Quais armadilhas psicológicas podem ter interferido na tomada de decisão destes gestores?

Curso: Administração Disciplina: Introdução à Administração Valor: 0,5 pontos

Professor(a): Patrícia Maia do Vale Horta Turma: 1A Data: 31/03/2014

Alunos(as): Nota:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com