TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caderno 4 Profuncionario

Dissertações: Caderno 4 Profuncionario. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  534 Visualizações

Página 1 de 3

Diferente dos outros encontro nos reunimos a tarde para estudar o caderno 13 no pólo do cefapro quem apresentou o caderno foi o professor Alexandre do ifmt. Muito calor e o professor falava muito baixo foi difícil nos concentrar na aula. Mas lendo o caderno pude me interar do assunto o caderno é muito bom, pois nos mostra a importância da água no nosso planeta. A água se torna um bem cada vez mais precioso, iniciamos estudos para a verificação da quantidade de água no planeta, onde ela esta, e qual a situação para o consumo desta. Quais os meios que consomem maior quantidade, como ela é gasta e quais as soluções possíveis e prováveis para sanar a falta e poluição da vida deste planeta.

2. Quantidade de água no planeta

O planeta chamado de planeta Terra deveria ser chamado de planeta Água.

- A maior parte do planeta (3/4) é formada por água e não terra. Talvez por isso, as pessoas tendem a acreditar que o recurso é infinito e não precisam economizar. Puro engano. Apenas uma ínfima parte da água disponível é própria para o consumo humano e aí reside o problema. De toda a água existente no mundo, 97,5% é salgada e pode ser encontrada em mares e oceanos. Outros 2.493% é doce mas está localizada em geleiras (1,979%) ou regiões subterrâneas (0,514%) de difícil acesso. Somente 0,007% de água oriunda dos rios, lagos (0,006%) e atmosfera (0,001%) está disponível para o consumo humano.

A quantidade de água doce no mundo estocada em rios e lagos, pronta para o consumo, é suficiente para atender de seis a sete vezes o mínimo anual que cada habitante do planeta precisa. Se em termos globais a água doce é suficiente para todos, sua distribuição é irregular no território. . E com a poluição de rios, lagos e lençóis freáticos este número diminui muito. A água é um elemento indispensável no ecossistema do planeta, toda a vida existente depende da água e com a poluição desta toda a vida pode desaparecer. E com a poluição de rios, lagos e lençóis freáticos este número diminui muito.

Em todos os casos, quer se refiram às águas salgadas, quer se refiram as doces, os cuidados na preservação implicam uma dívida que temos com as gerações que virão, pois estamos fazendo uso de patrimônio que também lhes pertence. Aprendemos sobre a reutilização de água como a que sai de tanques pias maquinas de lavar, reutilizar para descargas irrigação de jardins etc.

Conclusão: A água por ser um bem precioso, essencial aos seres vivos e reconhecidamente de valor econômico, necessita de um manejo racional a partir de um processo de gestão sustentável, caso contrário, corre-se um sério risco de escassez, sem precedentes, de água de qualidade.

No Brasil a cultura predominante do desperdício de água se contrapõe aos programas e propostas de gestão sustentável dos recursos hídricos, apesar dos inúmeros apelos direcionados para este propósito.

Assim, diante desse cenário e considerando todas as abordagens ao longo deste artigo, fica evidente que a questão da água, principalmente no Brasil, está diretamente relacionada e dependente de dois aspectos básicos – a cultura do desperdício embasada na falsa premissa de que temos água em abundância e a ausência de uma política de governo, que discipline e controle, de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com