TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caixa de Skinner

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  1.404 Visualizações

Página 1 de 4

          

O Condicionamento Operante ficou conhecido após experimentos, com ratos, do psicólogo B. F. Skinner. Esses experimentos basicamente pretendiam com que os ratos aprendessem a associar algo que antes não era associado, como o pressionar de uma barra ao receber comida.

        O Comportamento Operante basicamente é um processo, que a partir da modelagem se altera a frequência do responder, no caso do rato, a determinado estimulo. O reforço aumenta a probabilidade do responder ocorrer.

        Esse artigo pretende através da reprodução do experimento da caixa de Skinner, repetir o Comportamento Operante. Analisando a frequência do responder, da aprendizagem do comportamento. No caso a aprendizagem de ratos a pressionarem uma barra para receberem comida.

O reforço é o que faz com que um comportamento tenha uma maior probabilidade de ocorrer novamente, sobre condições similares. No presente estudo funciona como o alimento que vai aumentar as chances da resposta de pressionar a barra ocorrer novamente. Esse é um exemplo de reforço positivo, mas também há reforces negativos que podem aumentar a probabilidade de um comportamento ocorrer mesmo sendo um evento desagradável como, por exemplo, um rato que aprende a pressionar uma barra para não receber mais choques.  

Assim como podemos reforçar um comportamento para que ele seja aprendido, também podemos aplicar punições para que o comportamento seja extinto. Ou seja, o processo de punição faz com que o comportamento se repita com menor frequência. Na aplicação da punição positiva, se acrescenta uma consequência desagradável para diminuir determinado comportamento. E na aplicação da punição negativa, se retira um evento agradável como forma de minimizar a frequência de determinada resposta.

A modelagem é o processo que dá inicio ao condicionamento. Pois com essa técnica é possível treinar o rato, a realizar comportamentos próximos ao comportamento-alvo através do reforçamento. Dessa forma a técnica consiste em fazer com que o rato progrida de se aproximar do alimentador, pra ficar em pé próximo a barra até que enfim a pressione.

        O Comportamento Operante é um processo que ocorre a partir da modelagem da contingência de três termos: estimulo, resposta e reforço. Esse processo ocorre por um organismo modificando o meio e também sendo modificado por ele. O estimulo dessa contingencia é denominado estimulo discriminativo, pois verifica a probabilidade de determinada resposta ocorrer, e não outra.

        A Extinção é uma técnica no qual um comportamento já reforçado, tende a diminuir a frequência de ocorrência devido à diminuição de reforços.

Método

        Para esse estudo utilizamos a analise do comportamento de um rato. Através do programa de computador Sniffy Pro, de Tom Alloway, Greg Wilson e Jeff Graham.

        O rato desse programa assemelhasse muito ao animal real. É branco, tem um tamanho da média dos ratos, olhos vermelhos, além de patas, focinho e rabo rosados.

        O Sniffy Pro reproduz fielmente a descrição de uma câmara de resposta (caixa de Skinner). Essa câmara é composta por: uma barra, no qual o rato deve pressionar usando uma pequena força; abaixo da barra uma bandeja de alimento; um bebedouro de água; caixa de som; hipoteticamente um computador que estaria ligado à câmara registrando os movimentos do rato; chão composto por barras que podem dar choques; além de luzes que não serão usadas nesse experimento. Supõe-se também que essa câmara, assim como na do experimento real, seja á prova de luz e som.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (71.9 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com