TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo VI - VIII - Funcionalismo

Pesquisas Acadêmicas: Capítulo VI - VIII - Funcionalismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  475 Palavras (2 Páginas)  •  2.409 Visualizações

Página 1 de 2

Capítulo VI - VIII – Funcionalismo

1. Qual a diferença entre a visão de James e Wundt a respeito da consciência? Para James, qual o propósito da consciência?

2. Quais os métodos considerados adequados por James para o estudo da consciência? Qual o valor do pragmatismo na nova psicologia?

3. De que forma Titchener contribuiu para a fundação da psicologia funcional? Por que o funcionalismo não era dotado de uma forma única assim, como o estruturalismo?

4. Faça uma comparação entre as contribuições do funcionalismo e do estruturalismo na psicologia.

5. Por que a psicologia aplicada desenvolveu-se no funcionalismo e não no estruturalismo?

RESPOSTAS:

1. A função da nossa consciência é ser guiada a fins necessários para a sobrevivência. A consciência é vital para a necessidade dos seres complexos em um ambiente complexo: de outra forma a evolução humana não ocorreria. James rebelava-se contra a artificialidade e a estriteza da posição de Wundt. Acreditava serem as experiências conscientes simplesmente e não grupos de elementos. O fato de algumas pessoas serem capazes de analisar suas experiências conscientes em um laboratório de psicologia não quer dizer que os elementos por eles relatados estejam presentes na consciência de qualquer outra pessoa exposta a mesma experiência.

2. Como a psicologia e com a consciência pessoal e imediata, a introspecção deve ser método básico. Embora não utilizasse amplamente o método experimental, considerava um caminho importante para o conhecimento psicológico. Como complementação, James recomendava um método comparativo. A averiguação do psicológico de populações distintas permitiria descobrir variações significativas na vida mental. James enfatizava a importância do pragmatismo na psicologia, cuja doutrina baseia-se na comprovação da validade de uma ideia onde um conceito mediante a analise das consequências praticas, ou seja, “se funcionar é verdadeiro”.

3. Titchener em 1898, resaltou as diferenças entre a psicologia funcional e a estrutural e argumentou que o estruturalismo era o único estudo adequado da psicologia. Com isso Titchener ofereceu uma identidade e um status ao funcionalismo; impulsionando o movimento, destacando e divulgando o termo funcionalismo que até então não existia.

O funcionalismo incorporava diversas características de um pensamento, mas esse não era o objetivo dos lideres. Desse modo o funcionalismo jamais se constituiu de uma posição sistemática rígida ou diferenciada formalmente. Vários psicólogos funcionais coexistiram e embora apresentassem algumas diferenças, todas compartilhavam o interesse o estudo das fases da consciência.

4. a forte oposição do funcionalismo e ao estruturalismo teve enorme impacto na evolução da psicologia, nos EUA. A amplitude das consequências das transferências da ênfase da estrutura para a força também foi bastante significativa. Um dos resultados foi a incorporação da pesquisa do comportamento animal, que não fazia parte o tratamento estruturalista como área de estudo da psicologia.

5. Os funcionalistas complementavam o método introspectivo com dados obtidos por meio de outros métodos, como a pesquisa fisiológica, os testes mentais, os questionários e as descrições objetivas do comportamento. Essas abordagens rejeitadas pelos estruturalistas transformaram-se em fontes respeitáveis de informação para a psicologia.

...

Baixar como  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »