TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cenas e trabalhos

Por:   •  9/8/2016  •  Seminário  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 8

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto De Ciências Humanas

Curso De Psicologia

DINÂMICAS DE GRUPOS

Relatório da Disciplina de Processos Grupais

Professora: Ketty Sanches

Brasília

2016

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA

Instituto De Ciências Humanas

Curso De Psicologia

TEATRO E CENAS

(TEATRO DA ESPONTANEIDADE)

Anabelly Tormes Dantas                      B627GA-4   PS7D30

Alice Costa Alves                                  B67276-5   PS7C30

Daniel

Eried Costa de Sousa                           B80996-5   PS7C30

Graciele Costa de Sousa                      B733JA-0   PS7D30

Halafi Alves da Silva                             B964CI-7    PS6C30

Herbert Fraga Sousa de Oliveira.         B80EBH-1   PS7C30

Jaqueline Helen Silva Lobo                  B96085-0    PS6C30

Lucas Soares de Lucena                      B865DC-7   PSD30

Telma  Pereira da Silva                        B8677H-6    PS7C30

Turmas: PSC30/PSD30

Relatório apresentado como requisito de nota junto à disciplina de Processos Grupais Ministrada pela Professora: Ketty Sanches.

Brasília

2016


SUMÁRIO

1. Introdução        1

2. Procedimentos        2

3. Observações dos Alunos        3

4. Referências         ...5

  1. INTRODUÇÃO

Nesta disciplina, tivemos oportunidade de estudar os conceitos teóricos e fundamentos dos processos grupais para compreensão reflexiva e crítica da realidade social e os contextos envolvidos. As contribuições para o curso de Psicologia, identificando a gênese de grupos, ressaltando as áreas de atuação e o papel profissional nos diversos contextos, junto à equipe multi ou interdisciplinar, assim sendo, a presente disciplina trouce como objetivos específicos:- Reconhecer processos psicológicos e comportamentais no contexto grupal; Compreender a natureza dos grupos pelos processos psicológicos inerentes a cada contexto; Compreender os pressupostos filosóficos, históricos e sociais que subsidiam as práticas com grupos em sua atuação profissional.

Percebemos a relevância da disciplina Processos Grupais para as diversas áreas profissionais que lidam com pessoas. A disciplina nos trouxe ferramentas para aplicarmos este conhecimento sobre grupos, estando no papel de psicólogo. Sem dúvida, a disciplina colabora substancialmente para os objetivos do curso, com a finalidade de formar profissionais que atuem no escopo social, que sejam competentes e compromissados eticamente com o planejamento, implementação,  coordenação e a avaliação de políticas e projetos junto a grupos, comunidades e instituições. Como profissional indispensável ao atendimento dos grandes desafios da atualidade brasileira, a formação de um psicólogo implica essencialmente na compreensão crítica dos problemas sociais e no domínio de um conjunto de teorias, métodos e procedimentos para ação transformadora nos processos sociais.

O elemento que completa a dinâmica de construção da realidade é o grupo – o lugar onde a instituição se realiza. O grupo é o sujeito que reproduz e que, em outras oportunidades, reformula tais regras. É também o sujeito responsável pela produção dentro das organizações e pela singularidade – ora controlado, submetido de forma crítica a essas regras e valores, ora sujeito da transformação, da rebeldia, da produção do novo.” (BOCK, 1999, p.217).Portanto, os grupos funcionam como laboratórios onde cada indivíduo possa ter a oportunidade de desenvolvimento de suas capacidades através de dinâmicas, e a partir destes encontros as relações interpessoais, os sentimentos de autoestima e as potencialidades de cada um possam ser trabalhados com um objetivo de crescimento individual e grupal, até do contexto geral de uma instituição.

  1. PROCEDIMENTOS

O grupo contendo dez integrantes se dividiu, de forma que cada um pudesse assumir uma função na dinâmica proposta pela professora, que articula-se um teatro de espontaneidade, baseado na proposta de Moreno, as cenas antes da criação foram variadas, o grupo discorreu dos temas, e por votação escolhemos retratar o cotidiano de uma família, onde o pai deste núcleo vivia um conflito interno grande, não assumia sua sexualidade, com isto, o seu comportamento com os membros da família era de agressividade, rispidez.

Sua esposa fazia o papel de uma senhora submissa, tímida, recatada, do lar, onde se desdobrava nos afazeres do lar, sua maior missão era satisfazer este marido para o mesmo não se enfurecer e agredi-la, pois a violência doméstica era uma rotina constante no cotidiano deste personagem, uma mãe exemplar, cuidadosa, amorosa, onde aceita o filho com sua opção sexual, amando este menino em toda a sua plenitude.  

Já o filho do casal, não era aceito pelo pai, por causa da sua escolha sexual, era homossexual, com conflitos de geração, porém este filho amava a mãe, cuidava dela, protegia deste pai, acolhendo-a toda a vez que era agredida por este companheiro, sua característica principal era sua alegria de viver, sobrevivendo aos conflitos familiares com simpatia.

O grande momento deste conflito era o pai “Carlos Alberto”, que mantinha uma relação homossexual com uma namorado a 10 anos, embora sendo casado, e não aceitando o próprio filho Gay, o rapaz já apresentava cansaço em promessas não cumpridas com este relacionamento, e resolve da um basta nesta situação, colocando o ator “Carlos Alberto” na berlinda, ameaçando contar para toda a sua família este relacionamento, e com isto as angústias e incertezas pairavam sobre a cabeça deste individuo.

A plateia tinha por finalidade trocar de lugar com os protagonistas, toda a vez que a diretora de palco falava, “Congela”, foram várias vezes que a palavra congela foi utilizada, sendo trocado de lugares com os atores mais de oito pessoas no teatro, por fim o final surpreendeu a todos, pois quem decidiu foi à plateia presente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (125.8 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com