TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias

Casos: Ciencias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  1.826 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

Mariza Nunes Huckembeck, 5200934999

SEXUALIDADE NA GRAVIDEZ, DESENVOLVIMENTO FETAL E ORIENTAÇÕES DOS DIREITOS SOCIAIS NA GESTAÇÃO

Rio Grande

2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO DE PSICOLOGIA

DISCIPLINA ESTÁGIO BÁSICO II - SAÚDE

Prof. Esp. Michele Ventura Cristello

SEXUALIDADE NA GRAVIDEZ, DESENVOLVIMENTO FETAL E ORIENTAÇÕES DOS DIREITOS SOCIAIS NA GESTAÇÃO

Projeto elaborado como pré-requisito para práticas da disciplina de Estágio Básico II – Saúde, 5º semestre B.

Orientadora: Professora Michele Ventura Cristello

Rio Grande

2014

SUMÁRIO

Resumo 03

Introdução 04

Justificativa 05

Objetivo geral 06

Objetivo específico 07

Fundamentação Teórica 08

Metodologia 11

Recursos Necessários e Materiais 12

Cronograma 13

Resultados Esperados 14

Referencias Bibliográficas 15

Anexos 16

RESUMO

O presente projeto tem como objetivo palestras informativas com encontro para as gestantes nas Unidades Básicas de Saúde Familiar, sobre supervisão da Psicóloga Letícia Leão, junto com multiprofissionais da saúde, utilizando materiais ilustrativos, auxiliando as mulheres no período gestacional em saúde física, mental e psíquica e todas as questões, envolvendo essa fase tão delicada e sublime, que é a concepção da vida.

INTRODUÇÃO

Esse projeto de intervenção poderá ser aplicado em outras Unidades de Saúde da Família, no grupo de gestantes. Aplicando princípios, técnicas e conhecimentos para avaliar, diagnosticar, tratar, modificar e prevenir os problemas na gestação. Esse trabalho é realizado nos centros de Saúde Comunitários e, postos de Estratégia de Saúde Familiar, com representantes dos dispositivos multiprofissionais junto com o psicólogo, atuam em várias unidades.

Os multiprofissionais sanitários realizam atendimento as comunidades e acompanhamento as mulheres gestantes em vários contextos como: auto-estima, prevenções sexuais, drogas, sexualidade e o desenvolvimento do seu bebê.

JUSTIFICATIVA

O projeto foi desenvolvido com o intuito de informar, orientar, desmistificar crenças, medos e, esclarecer as futuras mamães principais questões que envolvem a sexualidade na gravidez.

Este é, talvez, o tema mais delicado e difícil de ser abordado pelo casal grávido. Homens e mulheres ainda sentem muito constrangimento em falar sobre sua própria sexualidade, principalmente no tocante as dificuldades, mesmo que sendo entre parceiros. O assunto sexualidade ativa nunca deveria ser interrompido em nenhum momento da gravidez (menos quando há restrições médicas), visando que não é apenas com a penetração que se atinge o orgasmo, há outras várias maneiras, para que se mantenha viva esta chama tão importante na vida conjugal e tão benéfica nessa fase.

Outro assunto abordado é o desenvolvimento fetal através de vídeo, mostrando passo a passo o desenvolvimento do bebê em 3D, desde sua concepção até o parto.

As intervenções na sala de grupos nas unidades básicas de saúde têm importante atuação no trabalho profissional do psicólogo na área da saúde, contribuindo para fortalecer vínculos familiares, comunitários e sociais.

Para a formação profissional do aluno como estagiário é importante esta vivência na prática, compartilhando para a intervenção interdisciplinar com a troca de saberes.

OBJETIVO GERAL

Auxiliar no processo gestacional e nos processos psicológicos que ocorrem em todas as fases da gestação, visando à saúde física e mental das gestantes.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Elaborar reflexões e intervenções, com grupos de gestantes, referente à temática.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Através dos encontros com as gestantes pudemos vivenciar vários relatos de experiências e sentimentos, dentre eles foi citado inúmeras vezes a falta de interesse sexual, reclamações dos parceiros e diminuição da libido. Podemos observar conforme Canella (2000) onde: “afirma que na gravidez existem grandes variações, desde a rejeição voluntária até o aumento do interesse sexual. Nosso estudo revela que houve diminuição do desejo sexual no primeiro trimestre. Ao mesmo tempo todos os sujeitos declaram ter modificado seu comportamento sexual principalmente durante o coito em virtude da gestação.”

Durante as intervenções realizadas através das trocas de experiências e elucidação de várias dúvidas pela acadêmica, as mesmas se mostraram mais seguras e confiantes, observando que essas sensações fazem parte do processo gestacional.

Em um caso específico com uma gestante jovem de 20 anos e seu companheiro foi relato por ele que a mesma estava rejeitando o bebe e não acreditava que desde o inicio da gestação na vida intra-uterina o mesmo sente todas as aflições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com