TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciumes do Normal ao Patologico

Por:   •  6/5/2016  •  Resenha  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

HELEN CARLA CAETANO RA: 8214956

Ciúmes: Do Normal ao Patológico

Cléo José Mallman

O Artigo “Ciúmes: Do Normal ao Patológico” tem como objetivo distinguir o Ciúme Normal do Patológico em relacionamentos afetivos com base em relatos de casos clínicos, sendo analisados sob o olhar de Freud apoiando-se em Kernberg, Melanie Klein, Fenichel e Pittman.

O artigo se dá em torno das definições de ciúmes com base em Freud que se dividindo em três tipos:

1. Ciúmes Competitivo ou Normal;

2. Ciúmes Projetado;

3. Ciúmes Delirante.

Ao apresentar esses tipos o autor, se atenta a informar os estágios deste sentimento, sedo dividido em perda do objeto amado gerando a dor e o chamado “luto”; a dor narcisa que se trata da sensação de ser dispensável para o companheiro e por fim a presença de um rival.

Ao falar de Ciúme Normal se apresenta o sentimento de perda, sendo esta uma ação inconsciente dos sentimentos de infância com origem no complexo de Édipo ou irmão-irmã. Segundo Pittman o Ciúme Normal equivale ao medo de perder os pais quando criança, neste caso, o ciúme se torna presente nos relacionamentos e até necessário contra qualquer “tendência natural de afastamento”.

O ciúme projetado deriva do sujeito e de sua própria infidelidade, segundo Freud o sujeito fiel ao se deparar com tentações de infidelidade obtém o alívio dessa pressão por meio de projeção em sua companheira a quem deve fidelidade. Trata-se da fantasia de infidelidade.

O ciúme Delirante segundo Freud tem impulsos reprimidos no sentido da infidelidade com pessoas do mesmo sexo gerando um ciúme paranoico e criando consequentemente uma incapacidade de amar, existindo apenas relações ligadas com seu narcisismo. O ciúme Delirante se torna uma variação da paranóia sendo interpretado qualquer ação como tentativa de traição. Sujeitos com esse ciúme tem atitudes de total controle sobre o parceiro criando situações de limitação para amigos, vida social ou qualquer outra situação que o tire de seu controle.

Ao se observarmos a atual sociedade visualizamos que práticas de ciúmes patológico que atentam pela vida do indivíduo são observadas com mais cautela pela jurisdição definindo-as como crime passionais, ou seja, crimes cometidos “por paixão” mas que não tem nenhuma forma de atenuante do crime uma vez que a vontade de agir está presente no indivíduo.

Como conclusão a autora afirma que o ciúme pode ser algo bom desde que na dosagem correta, pois sua ausência também se torna um problema e se torna Patológico quando se tem conflitos relativos à fase Édipa mal resolvida que acaba com o ciúme Normal.

O artigo retrata de forma resumida e objetiva as conclusões e definições de ciúmes e seu desenvolvimento, finalizando com o ponto mais crítico deste sentimento que seria a execução de crimes por ciúmes. Assim, percebemos que o Ciúmes sai da esfera do sentimento íntimo do sujeito e passa a ser um problema de ordem social, uma vez que a evolução de tal sentimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com