TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Normal e o Patológico

Por:   •  5/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS - CCH

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA

CURSO: PSICOLOGIA

PROFESSORA: MARIA ÁUREA

DISCENTE: GABRIEL ELYFRAN OLIVEIRA BONFIM

Resumo sobre o texto 6  - Eixo 3 (p.42 a 52): Possibilidades de atuação do (a) Psicólogo (a) na Educação Básica.  Da Cartilha: Referências Técnicas para Atuação de Psicólogos (as) na Educação Básica.

A Psicologia é um campo de saber que está inserido no espaço escolar com o objetivo de contribuir para o processo educativo, de modo que, entre outros, se promova uma emancipação do sujeito por meio das práticas educacionais. Para tanto, a atuação do psicólogo deve ser conhecida e reconhecida por todos que constituem o espaço escolar para que um trabalho coletivo seja possível. Dessa forma, o  Projeto Político Pedagógico  é o espaço em que os segmentos que estruturam a escola devem se reunir para discutir suas principais necessidades e desenvolver ações que contemplem a diversidade que lhe é intrínseco. Sendo assim, a multiplicidade e a  extensão da prática psicológica no âmbito educacional sugerem que o psicólogo pode relacionar e envolver aspectos como, por exemplo, a emancipação do sujeito, o trabalho coletivo, a transformação social e a autonomia dos sujeitos são ideias que perpassam e caracterizam sua atuação.

O psicólogo escolar está diretamente comprometido com a transformação dos processos educativos objetivando uma educação qualificada, pois o espaço escolar não é somente lugar de aprendizagem, mas torna-se um ambiente onde há uma convivência, ou seja, está além do processo de aprender, há uma construção de vínculos. A partir disso,  das possibilidades da atuação do psicólogo no contexto escolar, alguns focos de intervenção na escola revelam-se como fundamentais, visando uma prática crítica, transformadora e, sobretudo, promotora de saúde e desenvolvimento, conta-se com algumas atuações das quais é possível contribuir e garantir um trabalho efetivo. Entre as possibilidades de atuação, incluem-se: trabalho junto à equipe pedagógica, familiares e alunos.  Nesse sentido,  a atuação junto à equipe pedagógica visa aproximar as famílias, valorizando o trabalho da equipe escolar, e criar estratégias de intervenção colaborativa, assim como, a compreensão de como se dá a participação das famílias na dinâmica escolar é necessária para garantir o avanço no processo ensino-aprendizagem.

Para isso é fundamental conhecer os temas da educação e o funcionamento da escola enquanto instituição característica para que estes conhecimentos possam ser articulados e desenvolvidos. Nesse viés, a contribuição do psicólogo escolar é necessária para que os professores sejam fortalecidos e instrumentalizados para uma atuação de qualidade, que visa, por exemplo, abordar questões e problemas sociais, como, desigualdade, racismo, questões étnicos-raciais, dentre outras temáticas pertinentes e atuais.

 São diversas contribuições que o psicólogo escolar pode auxiliar nesse processo, como por exemplo: Terapêutico, assistência e orientação à família, palestras, oficinas e outros. É fundamental que o profissional de psicologia esteja a par dos conhecimentos teóricos, metodológicos para dar um suporte humanizado, vindo a estimular a subjetividade do aluno. A inclusão educacional ainda está longe de seguir os parâmetros exigidos pela constituição federal. Não apenas nos aspectos físicos, mas sim, nas barreiras atitudinais e metodológicas, essas nas quais estão longes de serem seguidas com coerência.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com