TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Classics teóricos da Psicologia e da sua contribuição para a educação

Tese: Classics teóricos da Psicologia e da sua contribuição para a educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Tese  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

É propósito do presente trabalho, identificar alguns dos principais teóricos clássicos da psicologia, e ressaltar suas principais contribuições para a educação. Com base nestas informações iremos descobrir até que ponto a psicologia interfere no desenvolvimento humano em especial na área da aprendizagem.

Teóricos Clássicos da Psicologia e suas Contribuições para a Educação:

Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev S. Vigotski.

Sigmund Freud:

Nasceu em seis de maio de 1856, na Morávia, atual Tchecoslováquia. Cursou Medicina e se especializou em neurologia. Fez grandes parcerias com médicos renomados na época, os quais o instruíram sobre o uso da hipnose em pacientes em tratamento contra a histeria e demais problemas nervosos. Após pesquisas Freud chegou à conclusão de que algumas doenças neurológicas poderiam ser de origem psicológica. Formou-se então, a partir daí, a teoria da livre associação e foi criado o termo Psicanálise para dar nome ao tipo de tratamento a doenças provocadas pelo sistema nervoso de origem psicológica.

Freud foi muito importante para a Educação, suas teorias são estudadas até nos dias atuais, através de suas obras de literatura e cultura. Freud formulou as relações entre cultura e sublimação. Era consultado a respeito de como educar os filhos e como disciplinar os alunos de maneira adequada, se tratando de educação sexual. Sempre ressaltava que as crianças devem receber educação sexual, assim que demonstrarem interesse pela questão. Pais e professores deveriam ser bem esclarecidos sobre o assunto.

A educação exerce seu poder através da palavra, sendo então extraído seu poder de convencimento e de submissão do ouvinte dela. Segundo Freud, o domínio, a direção e o controle, estão na base de qualquer método pedagógico e jamais poderão ser totalmente alcançados.

A primeira parte da teoria freudiana que se tornou pública, foi o complexo de Édipo, que descrevia as relações afetivo-emocionais das crianças. É preciso buscar um ponto de equilíbrio em que o educador possa se beneficiar do saber psicanalítico, sem abandonar seu papel. Não se trata de transformar professores em analistas, o objetivo não é a aplicação desse conhecimento na sala de aula, e sim produzir efeitos na postura do educador.

O professor está revestido de uma importância especial, e graças a ela tem grande influência sobre os alunos. O ato de ensinar pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina. Aprender é aprender com alguém. Segundo Freud, o processo da aprendizagem depende da razão que motiva a busca do conhecimento.

Jean Piaget:

Jean Willian Piaget nasceu em nove de agosto de 1896 em neuchãtel, Suíça. Cursou Biologia e filosofia, foi um renomado psicólogo e filósofo suíço. Fundou e dirigiu o Centro Internacional para Epistemologia Genética, lecionou em diversas Universidades europeias, escreveu mais de cinquenta livros e centenas de trabalhos científicos. Morreu em dezessete de setembro de 1980.

Seu trabalho se intensificou no campo da inteligência infantil. Dedicou grande parte de sua vida profissional, interagindo e estudando o processo de raciocínio das crianças. Após estudos concluiu que o pensamento lógico se desenvolve gradualmente.

Em 1919 Piaget iniciou seus estudos experimentais, sobre a mente humana e sobre o desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Suas pesquisas sobre a psicologia do desenvolvimento e a Epistemologia Genética, tinham como objetivo entender como evolui o conhecimento, chegando a conclusão de que isto acontece por meio de estruturas de raciocínio que substituem umas às outras através de quatro estágios de evolução mental de uma criança, que são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Piaget descobriu que crianças não raciocinam como adultos. Modificou então a teoria pedagógica tradicional da época, que afirmava que a mente de uma criança é vazia, que poderia ser preenchida por conhecimento. Para Piaget, as crianças constroem ativamente e constantemente seu conhecimento, criam e testam, suas teorias sobre o mundo.

Esta percepção serviu como base de muitas linhas educacionais atuais.

Mais do que pensar conteúdos, Piaget incentiva a reflexão desses materiais para o desenvolvimento das capacidades de assimilação e acomodação.

Atualmente grande parte das escolas leva em conta o desenvolvimento cognitivo de Piaget.

Henri Wallon:

Henri Wallon foi filósofo, médico e psicólogo. Nasceu em 15 de junho de 1879 na França. Onde morou por toda a vida. Faleceu em primeiro de dezembro de 1962. Ao longo de sua vida foi notório sua aproximação com a educação.

Wallon elaborou a teoria do desenvolvimento humano, a qual considera que o desenvolvimento do ser humano se completa de forma integrada ao meio que está inserido, com seus aspectos afetivo, cognitivo e motor também integrados.

O desenvolvimento infantil faz parte de um contexto em que relações interpessoais, históricas e culturais são privilegiadas.

Henri Wallon escreveu sobre suas ideias pedagógicas apontando bases que a psicologia pode oferecer a atuação pedagógica. Ele atribui ao professor a função de mediar o acesso do aluno à cultura, e de cultivar nele aptidões compatíveis com as necessidades sociais. Wallon propunha uma educação integral, e sua preocupação era com a formação dos valores éticos e morais, pois via a escola como um espaço social adequado para tal

O acesso a cultura é função primordial da educação formal, pois ela é a expressão do florescimento das criações e das aptidões do homem. A escola é parte das condições de existência na qual a pessoa se desenvolve e constitui, promove o desenvolvimento de tantas aptidões que forem possíveis.

Segundo Wallon, os programas educacionais deveriam ser voltados para que o ensino recebido fosse uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função, que lhe fosse oferecida mais tarde. A educação seria oferecida como uma base que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com