TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coach Pessoal

Dissertações: Coach Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

O Coaching Pessoal tem por base os processos de relações humanas, permitindo trabalhar com as pessoas independentemente de seus credos, religiões e filosofias pessoais. Apoia-se nos dois fatores motivadores do ser humano: a autosuperação e autorrealização. Desta forma, foca de maneira mais eficaz em fazer com que as pessoas se sintam realizadas, encontrem o equilíbrio pessoal e atinjam suas metas e expectativas, englobando qualquer área da vida, como saúde, relacionamentos, espiritualidade, finanças, carreira, administração do tempo, entre outras.

COACHING PESSOAL

Coaching Pessoal é a arte de facilitar o desenvolvimento potencial das pessoas para alcançar seus objetivos coerentes e mudanças em profundidade. Assim, este processo produz mudanças positivas através das mais variadas técnicas e ferramentas possíveis para auxiliar no alcance de metas por meio de autodesenvolvimento intrapessoal/interpessoal, desenvolvendo habilidades e quebrando barreiras ou limitações.

O profissional preparado para essa área de atuação é denominado coach e seu respectivo cliente é chamado coachee. Este último, ao procurar um profissional do coaching traz consigo sonhos e anseios, tenta desenvolver habilidades como liderança, comunicação, ou então, traçar um novo rumo par sua vida, pois a situação atual o desfavorece emocionalmente. Desta forma, o coach ajuda às pessoas a esclarecer suas metas, sejam estas laborais, pessoais, de relacionamento afetivo, entre outras, para assim poder alcança-las. Para Thomas J. Leonard, considerado o criador coaching moderno, o coach pessoal atua como um sócio na realização de objetivos pessoais, como um preparador em ferramentas comunicacionais e de vida, que acompanha o coachee na geração de mudanças, sendo um apoio incondicional de êxitos e erros, um guia do desenvolvimento pessoal.

O Coaching Pessoal está dirigido a todas aquelas pessoas, sejam elas jovens ou adultas, que querem melhorar sua qualidade de vida, sua liderança pessoal e suas relações interpessoais. Às pessoas que querem realizar uma mudança profissional ou pessoal, ou que querem iniciar uma carreira e ou priorizar uma eleição vocacional. Também está dirigido às pessoas aflitas por dificuldades de saúde por padecimentos crônicos, ou para quem sofreu perdas, como divórcios ou mortes. Ou a quem está atravessando uma crise de identidade ligada a processos de mudanças, como envelhecimento, menopausa, conflitos de relacionamento com seu companheiro/a, familiares, filhos, pais, etc., assim como também, a pessoas que querem melhorar sua própria motivação, desenvolver seu potencial criativo e intuitivo.

Apesar das características do Coaching Pessoal aproximar-se às características da psicoterapia, não o é, pois o âmbito do coaching é o desenvolvimento pessoal e a comunicação. Portanto, a relação coach-coachee se estabelece num marco íntegro de confiança no outro. O coach concentra sua atenção no desenvolvimento de habilidades que melhorem as diferentes áreas da pessoa, seja em sua vida sentimental, relacional, seu estado físico ou a obtenção de metas pessoais. Em certos momentos, ajuda a que o coachee seja consciente de suas insuficiências para logo encontrar-se em melhor posição frente à consecução de seus objetivos. O coach ajuda à pessoa a encontrar o melhor de si mesma e a procurar o caminho que a leve desde donde está agora até onde quer estar. Treinando as diferentes áreas que permitirão obter segurança, equilíbrio e crescimento pessoal, à medida que o coachee avance no seu processo de coaching, irá tomando consciência de seus pontos fortes, e em eles irá se apoiar para alcançar o que quer conseguir. Saberá localizar quais são suas áreas de melhora, quais suas áreas de debilidade para tomar estas como oportunidades de aprendizagem que o impulsaram com força ao seu objetivo, alcançando-o com esforço e dedicação, sempre acompanhado pelo seu Coach Pessoal.

Contudo, é a própria pessoa quem tem que estar motivada para desenvolver-se e quem tem que acreditar que pode chegar a ser mais feliz. O coach a motiva e a encoraja em seus momentos difíceis, canalizando essa motivação para que se converta em um trabalho produtivo: primeiro se estabelecem as metas que se querem alcançar, se analisa a realidade atual e se começa a trabalhar em um plano de ação para chegar a elas. Mesmo assim, o coaching é um processo que requer tempo, pois é necessário analisar todas as opções que surgem em cada sessão e a conveniência de realizá-las ou não, as opções alternativas e o grau de satisfação da própria pessoa ao tomar a decisão de mudar uma atitude ou começar a rodar um novo projeto. Esse é o modo em que conjuntamente se sente que a pessoa está desenvolvendo-se da forma em que deseja ou não. Se nesse processo a pessoa acredita que sua meta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com