TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING: UM PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Ensaios: PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING: UM PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.983 Palavras (12 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 12

"PERSONAL & PROFESSIONAL COACHING: UM PROCESSO PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL"

RESUMO

Este artigo científico apresentado ao Departamento de Pós-Graduação e Extensão da Anhanguera Educacional como requisito à obtenção do grau de especialista tem por objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre processos de coaching no âmbito organizacional.

A maior parte das pesquisas enfatiza que aplicação de processos de coaching traz benefícios no tocante ao desenvolvimento pessoal do executivo que recebe o processo e é isso que iremos destacar.

Palavras-Chave: Coaching; Organização; Liderança; Desenvolvimento.

ABSTRACT

This scientific paper submitted to the Department of Graduate Studies and Extension of Anhanguera as a prerequisite to obtaining a specialist degree aims to review literature on coaching processes within the organization.

Most research emphasizes that application of coaching processes bring benefits in terms of personal development executive who receives the process and that is what we will highlight.

Keywords: Coaching, Organization, Leadership, Development.

INTRODUÇÃO

O Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística (PNL), com metodologias e técnicas, desenvolvida cientificamente, capaz de transformar a vida de uma pessoa ou um grupo de pessoas, levando-a(s) a descobrir(em) e desenvolver(em) todo o potencial interno, gerando resultados eficientes e contribuindo para realizações pessoais e profissionais.

Segundo a Global Coaching Community (2012) “Coaching é a parceria entre coach (profissional) e coachee (cliente) onde acontece um processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial pessoal e profissional do cliente”.

A palavra Coaching significa “treinamento”, tem origem na língua inglesa (Coach) e foi utilizada pela primeira vez na cidade de Kócs, na Hungria, para designar carruagem de quatro rodas. No século XVIII os nobres universitários da Inglaterra iam para suas aulas, conduzidos em suas carruagens por cocheiros chamados – Coacher. Por volta de 1830 o termo coach passa a ser utilizado na Universidade de Oxford como sinônimo de “tutor particular”, aquele que “carrega”, “conduz” e “prepara” os estudantes para seus exames.

Em 1950 o termo é usado pela primeira vez na literatura de negócios, como uma habilidade de gerenciamento de pessoas.

PROBLEMATIZAÇÃO

A principal importância desta pesquisa é conceituar a colaboração do processo de Coaching no desenvolvimento pessoal das pessoas que passam por esse experimento.

Resumidamente, buscaremos responder: Quanto uma pessoa, utilizando processos de Coaching podem se desenvolver, tanto no lado pessoa, como do lado profissional?

As respostas virão dos dados bibliográficos coletados através da presente pesquisa.

OBJETIVOS

1. Objetivo Geral:

• Conceituar processos de Coaching aplicados às pessoas que buscam alcançar resultados positivos em suas vidas pessoais e profissionais.

2. Objetivo Específico:

• Levantar dados bibliográficos sobre o tema;

• Conhecer os aspectos do Coaching que podem contribuir para o aperfeiçoamento da gestão de pessoas;

JUSTIFICATIVAS

A divulgação e o crescimento do Coaching não apresentam apenas mais um momento, modismo ou qualquer coisa parecida. Várias são as razões que levaram o crescimento do Coaching e cada vez mais necessário nas empresas e na vida pessoal.

A primeira delas são as constantes mudanças no mundo corporativo. Em um passado recente as empresas viviam em um mundo estável, com mudanças lentas e graduais. As estruturas hierárquicas das corporações obedeciam ao sistema de comando e obediência, isto é, o chefe exercia uma predominância autoritária sobre seus subordinados. Atualmente vivemos em um mundo globalizado, informatizado, com mudanças rápidas, com constantes incertezas e imprevisibilidades no mundo dos negócios e esse modelo de manda-obedece não funciona mais sendo substituído pelo estilo de liderança-participação. Com isso as corporações conseguem resultados mais expressivos, podendo continuar a serem competitivos e em crescimento.

Outra razão que elevou o crescimento do Coaching no mundo é que as grandes corporações também mudaram, ou melhor, elas tiveram de mudar para sobreviverem no atual mundo globalizado e altamente competitivo. Reduções em seus organogramas, mudanças estruturais levaram as empresa a buscarem novas ferramentas que pudessem capacitar seus líderes a superar expectativas e atingirem resultados cada vez mais desafiadores. Atualmente, as organizações são predominantes horizontalizadas ou apresentam poucos níveis intermediários. A relação entre chefes e subordinados é cada vez mais direta igualitária e menos burocrata.

Uma terceira razão está na maior importância do capital humano no desempenho e sucesso das organizações. O capital financeiro, tais como, prédios, máquinas e equipamentos, matérias-primas, dinheiro, está gradativamente cedendo espaço para o capital intelectual. A excelência deve ser buscada em outro lugar. A atividade humana esta se tornando cada vez mais intelectual, cerebral e criativa e constitui um ativo intangível na medida em que contribui com uma riqueza incomensurável: o conhecimento e a competência.

A quarta razão é que o capital humano somente pode crescer, florescer e aumentar indefinidamente através da aprendizagem, do desenvolvimento e da excelência. E é essa a tarefa prioritária das corporações desenvolvendo lideres e buscando incrementar as competências humanas. Por esta razão, muitas organizações estão se transformando em verdadeiras agências de aprendizagem e se transformando em verdadeiras universidades corporativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com