TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coleta e análise de dados sobre a percepção de figuras reversíveis

Por:   •  9/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.359 Palavras (6 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Paulista – UNIP

Trabalho da disciplina de Processos Psicológicos Básicos

Coleta e análise de dados sobre a percepção de figuras reversíveis

Alessandra Amado Lia Alves                        RA: T66807-7

Justiliane Karoline Alves Silva                        RA: N811JJ-5

Lucy Miguez Silva                                RA: C93JBF-8

Nathalia Franco                                        RA: D1283C6

Sumário

INTRODUÇÃO

  A importância desse trabalho na disciplina de Processos Psicológicos Básicos é o desenvolvimento da aprendizagem do processo perceptual, das habilidades em relação à observação e registro de dados e de elaboração de relatório.

  Em classe, entendemos que já nascemos com a capacidade dos sentidos, mas a percepção é algo que temos em desenvolvimento desde antes mesmo de nascermos.

  A percepção nos faz reconhecer as informações que recebemos através dos sentidos. É a interpretação, de forma organizada e subjetiva que cada indivíduo tem através desses sentidos.

  “Ao selecionar e interpretar nossas sensações, realizamos um processo chamado de PERCEPÇÃO”. (David Myers)

  Coletamos dados de oito pessoas sobre a percepção delas em relação a imagem de uma jovem e uma senhora em uma mesma figura. Essa imagem, escolhida pelo professor, foi entregue para cada uma delas com o propósito de relatar o que elas conseguiam perceber nessa imagem. Notamos que e a subjetividade da percepção de cada pessoa nos relatou de formas diferentes as informações da mesma figura, portanto, o que cada uma dessas pessoas viu, foi a interpretação dos seus sentidos.

Método

Sujeitos: Escolhemos os entrevistados aleatoriamente em nossos círculos de amizade e família. Cada integrante do grupo fez a entrevista com duas pessoas, totalizando 8 entrevistados. Falamos individualmente com cada uma, de forma presencial.

Instrumentos: Utilizamos uma figura com interpretação ambígua, reproduzida em uma folha de papel sulfite, que segue em anexo ao final do presente trabalho. Na figura pode-se visualizar uma moça com a cabeça coberta por um pane e uma pena no cabelo, levemente virada para trás, envolta com um echarpe. Olhando por uma outra perspectiva, vemos a imagem de uma senhora, comum semblante pensativo, olhando para baixo, também com um pano e uma pena na cabeça, vestindo uma echarpe.

Procedimento de coleta de dados: Conforme mencionado acima, escolhemos duas pessoas dentro de nosso círculo de amizade e família para a aplicação destas entrevistas.

Encontramos pessoalmente essas pessoas e agimos sempre no padrão, combinado previamente pelo grupo, para que pudéssemos encontrar as mesmas informações em todas as entrevistas e poder compará-las com mais critério.

Primeiramente foi informado que estávamos fazendo um trabalho para a faculdade e perguntado se elas poderiam participar, analisando a figura que estávamos mostrando. Precisávamos saber o que ela enxergava naquela figura.

A pessoa respondia a primeira figura. Depois disso perguntávamos se ela estava vendo alguma outra figura. Com isso, algumas pessoas já viam a segunda figura, mas outras, mesmo assim, não viam. Ainda insistimos mais uma vez, pedindo que a pessoa tentasse ver a figura inteira, desconsiderando a primeira figura, já encontrada e tentasse ver com outra perspectiva. Assim mais uma pessoa conseguiu identificar a segunda figura. Em seguida e por último perguntamos o que haviam levado em consideração no momento em que identificaram a figura.

Resultados

Entrevistas

Primeiro entrevistado: Sexo masculino, 23 anos de idade

Estou vendo a imagem de uma mulher jovem.

Não consigo ver mais nada... Bom agora que eu olhei melhor consigo ver uma senhora também, uma senhora de cabeça baixa e triste.

Olha, não consigo ver mais nada mesmo.

A jovem eu consegui ver meio que automático, assim que olhei a figura mas, a senhora, não foi tão fácil identifica-la.

Segundo entrevistado: Sexo masculino, 48 anos de idade

Consigo ver uma mulher jovem de casaco e parece que tem um leão abocanhando a cabeça dela. Não vejo mais nada.

Ah! Ok, tem a imagem de uma velha também e aqui embaixo, nesse canto esquerdo da imagem também tem um porco espinho com o focinho na boca da velha.

Foi fácil achar a imagem da jovem e do leão. A senhora e o porco espinho não foi tão fácil de encontrar.

Terceiro entrevistado: Sexo masculino, 42 anos de idade

Conseguiu enxergar, no primeiro momento, uma moça, olhando para trás, com uma pena na cabeça, um capuz e enrolada em um cobertor.

Não conseguiu ver mais nada. Após saber que havia outra figura, olhou mais um pouco e conseguiu enxergar a senhora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com