TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Competencia Social

Trabalho Escolar: Competencia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvimento de Competências Sociais

Cada criança aprende de um modo específico, elas processam as informações do seu ambiente social de diferentes maneiras. Nesse contexto cabe ao educador desenvolver em cada aprendente a sua competência e sua habilidade social.

Para que haja esse desenvolvimento, o educador pode introduzir técnicas em sala de aula para descobrir a capacidade de cada aluno.

Segundo Howard Gardner as crianças possuem todas as inteligências, mas cada uma desenvolve-as de diferentes modos. Algumas aprendem vendo, interagindo com os outros e com o ambiente, sozinhas, ouvindo e assimilando, interpretando, etc.

Cabe ao educador um olhar pedagógico para que na prática haja o aprendizado, desenvolvimento e a construção do conhecimento.

No ambiente escolar encontramos várias situações em que a competência social e a inteligência do aluno precisam ser trabalhadas.

Existem jogos (quebra-cabeça), músicas, peças teatrais, atividades cinestésicas (futebol, vôlei, tênis de mesa) que auxiliem na percepção das habilidades das crianças.

Um exemplo disso é a utilização da técnica de teatro de fantoche desenvolvido na educação infantil, que é a fase em que as crianças estão aprendendo por eixos, utilizando-se de movimentos, de linguagem oral e escrita, de matemática. Assim o educador aprimora e faz aflorar na criança as inteligências múltiplas. Com o teatro de fantoche, a criança aprende a interagir com as outras crianças, aprende com toque e movimento, aprende vendo, aprende percebendo a relação entre objetos e eventos, aprende também traduzindo o que vêem em algo real.

Contudo é papel do educador realizar com destreza para que os alunos desenvolvam sua competência social cada qual da sua maneira e habilidade. Compreender o desenvolvimento torna eficaz a atividade do docente para formação do aprendizado.

Tabela: A Construção da Competência Social na Criança

Competência Social Contextos: Desenvolvimento Social Papel do Professor

União dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida que se relaciona conhecimentos sociais, emocionais e cognitivos. E como a pessoa se utiliza desses conhecimentos nas relações sociais cotidianas. O ambiente social é formado por sistemas.

Microssistema- é o mais próximo da criança (família cuidador e a escola).

Mesossistema- escola, grupos de amigos.

Exossistemas- O que acontece no trabalho dos pais.

Macrossitemas- Influências culturais.

Promover o desenvolvimento das habilidades, sociais, emocionais e cognitivas da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com