TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Eu e Os Outros (Competência Social)

Seminário: Eu e Os Outros (Competência Social). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/9/2013  •  Seminário  •  1.230 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

Aula-Tema 04: Eu e Os Outros (Competência Social)

A interação das pessoas com o ambiente social é um processo evolucionário, pois acontece ao longo de todos os estágios da vida. Durante a infância, por exemplo, os contextos familiar e escolar proporcionam o desenvolvimento de aspectos cognitivos, afetivos e sociais que influenciam as etapas posteriores. Já quando o indivíduo se insere no mundo do trabalho, o contexto profissional passa a influenciar o seu desenvolvimento, provocando mudanças que ocorrem diante das necessidades do ambiente social.

As habilidades sociais são os comportamentos que uma pessoa emite para lidar com as exigências do ambiente social e dependem do contexto em que ocorrem os relacionamentos e dos aspectos culturais de cada grupo.

Para ajudar a compreender o significado do desempenho socialmente competente, Del Prette e Del Prette (2001) classificam as habilidades sociais em categorias que incluem:

» Habilidades sociais de automonitoria – relacionadas ao autocontrole de pensamentos, sentimentos e ações, para manutenção do equilíbrio nos relacionamentos.

» Habilidades de comunicação – fundamentais para a interação humana. Estão presentes quando você consegue realizar diálogo amistoso, dar e receber feedback.

» Habilidades sociais de civilidade – envolvem a expressão de cortesia e educação nos contatos sociais.

» Assertiva de enfrentamento – observada quando você manifesta seus desejos de forma sincera, sem ofensas ou críticas negativas que destroem o outro.

» Empatia – refere-se à disposição para ouvir e colocar-se no lugar do outro, seja em situações positivas ou negativas, incorporando o ponto de vista e a percepção do outro.

Por fim, as habilidades sociais de trabalho (relacionamentos interpessoais satisfatórios para a realização das atividades de trabalho) e a expressão de sentimentos positivos (como amizade, solidariedade e companheirismo) são fatores positivos para o relacionamento.

Outro conceito tratado no texto é o de marketing pessoal que se relaciona com a construção e a manutenção de uma autoimagem positiva, reforçada perante a sociedade, pelas qualidades pessoais e profissionais que possui.

Considerando que a imagem pessoal se associa à imagem profissional, diversos cuidados devem ser tomados para mantê-la positiva e, nesse sentido, o gerenciamento de impressões é fundamental para regular a impressão que os outros formam a seu respeito.

Diversas estratégias e táticas de gerenciamento de impressões são apresentadas, tais como autopromoção, exemplificação, comportamentos não verbais, persuasão etc., que ajudam a alcançar objetivos, sejam eles de curto ou longo prazo. Como consequência, o poder pessoal e o networking  passam a ser bastante valorizados como habilidades que contribuem para a efetividade social e se destacam em um mundo onde as relações virtuais e as redes sociais se tornaram formas de compartilhamento de informações e interesses.

Aula-tema 05: Eu, Você, Nós: Comunicar é Preciso

A comunicação faz parte do nosso dia a dia e está presente, em suas várias formas, durante quase todo o tempo que passamos acordados. Considerada o ato ou o efeito de emitir, transmitir e receber mensagens, pode ser efetivada de diferentes modos e por meio de diversos canais, como, por exemplo, a fala ou a escrita, ou por gestos, sinais etc.

O processo de comunicação envolve alguns passos, nos quais está inserido o emissor de uma mensagem, ou seja, a fonte de onde partiu a ideia ou o conteúdo a ser transmitido para outro(s), que usualmente chamamos de receptor(es). Nesse processo é preciso eleger como e por qual meio transmitir as informações e cuidar para que ela chegue de modo claro (sem ruídos) ao receptor, que idealmente nos dará um feedback para sabermos se a mensagem foi compreendida.

Quando ocorre um descompasso entre a mensagem que queremos transmitir e aquela que as pessoas recebem, em geral estamos falando de ruídos ou barreiras à comunicação, que podem ser de diferentes tipos, entre eles: problemas de semântica (escolha de palavras e expressões com significado incompreensível ou desconhecido pelos receptores da informação), distrações físicas (barulho, interrupções), efeito de status (a diferença entre níveis hierárquicos ou sociais entre os interlocutores), bem como as diferenças culturais e a falta de feedback. 

Outros elementos que interferem diretamente nesse processo são as formas de comunicação (verbal e não verbal) e a escolha dos canais para a transmissão da mensagem (conversa face a face, telefone, e-mails etc.).

Há que se destacar a importância do saber ouvir, a chamada escuta ativa, e do estabelecimento de diálogos como base para uma comunicação de qualidade. Outro fator bastante relevante, em especial nas organizações atuais, é o feedback, que vem sendo usado por gerentes para oferecer orientações ou avaliações aos funcionários quanto ao seu comportamento e desempenho. 

O “fazer e receber críticas” não é uma tarefa fácil de ser realizada, mas, muitas vezes, é necessário para reestabelecer um relacionamento pessoal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com