TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Compreendendo a Criminologia sob o olhar da Psicologia Jurídica

Artigo: Compreendendo a Criminologia sob o olhar da Psicologia Jurídica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  Artigo  •  758 Palavras (4 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 4

Psicologia Jurídica

Introdução

Em se tratando da Criminologia, a prevenção se estabelece em duas fases: a pré-delinquência, onde e trabalha com políticas publicas que evitem que os fatores criminógenios se estabeleçam, e pó-delinquência por mecanismos sociais e jurídicos.

Compreendendo a Criminologia sob o olhar da Psicologia Jurídica

A criminologia enquanto ciência se beneficia da psicologia e da psiquiatria, sempre observando aspectos importantes como certos fatores criminógenos que estaria agindo no sujeito no momento da ação do crime, que o meio onde o sujeito vive pode ser base para uma predisposição ao crime e que o caráter do ser humano estaria intimamente ligado ao fato deste cometer crimes, não apenas sua vontade.

Para os representantes do positivismo o delito é concebido como um fato real e histórico, onde sua nocividade deriva não apenas de mera contradição com a lei.

A diretriz antropológica do positivismo foi representada por LOMBROSO, o qual distinguia seis tipos de delinquentes: o nato, o louco moral, o epilético, o louco, o ocasional e o passional. A teoria lombrosiana da criminalidade destacava o delinquente nato, o qual seria marcado por uma série de estigmas que o identificavam e que inclusive poderia, segundo o autor, ser transmitidas hereditariamente.

O delito segundo FERRI não é produto de nenhuma patologia individual e sim um resultado de diversos fatores tais como: individuais, físicos e sociais. Segundo o autor, a criminalidade poderia ser medida como qualquer outro fenômeno social, se chegado a ponto de podermos antecipar com exatidão o número de delitos que aconteceriam em uma sociedade num dado momento.

E num terceiro momento GARÒFALO, sustentou o positivismo moderado, porém por sua moderação e equilíbrio, mesmo preservado as premissas do método empírico, se distanciou da antropologia de LOMBROSO e do socialismo de FERRI. Sua principal contribuição para o estudo do crime é embasada na filosofia do castigo, dos fins da penae a fundamentação desta, bem como também, medidas de prevenção de repressão da criminalidade, partindo da premissa de uma determinação moderada que contrastava com o rigor penal que segundo o autor, seria necessário para a eficiência da defesa da ordem da sociedade. Para GARÒFALO, o delinquente que não se adapta a sociedade e ás exigências de convivência desta, deve ser eliminado, isto é expulso.

Já analisadas as diretrizes etiológicas, vale ressaltar que a psicologia em sua abordagem criminal analisa os fatores que determinaram o sujeito ter praticado um crime em função de ações comandadas por seu psiquismo. A psicologia criminal busca compreender o estado mental destes sujeitos quando do crime, uma vez que, tais fatos ocasionam modificações não apenas na psique do agente, mas também na sociedade com um todo. Sob este viés, a contribuição da psicologia junto a criminologia perpassa por estudos do estado mental que possa ter gerado no sujeito a intenção de um fato criminoso, desvendando algum tipo de caráter criminoso que este sujeito possa apresentar, como base principal na psicopatologia.

Considerando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com