TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde do trabalhador olhar da psicologia

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.739 Palavras (11 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 11

Ana Mércia Lemes                                R.A:B734GH-2

Ana Paula Silveira                                        R.A: B655FG-0

Josepy Ventura                                        R.A: B386GB-5

Joelma Martins                                         R.A: B886BJ-7

Maiara Maria Da Silva Oliveira                         R.A: B6199E-2

Suellen Dos Santos Lima                        R.A: B6008D-4

SAÚDE DO TRABALHADOR: O olhar da psicologia cognitivo comportamental sobre a síndrome de Burnout.

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Ana Mércia Lemes                                R.A:B734GH-2

Ana Paula Silveira                                        R.A: B655FG-0

Josepy Ventura                                        R.A: B386GB-5

Joelma Martins                                         R.A: B886BJ-7

Maiara Maria Da Silva Oliveira                         R.A: B6199E-2

Suellen Dos Santos Lima                        R.A: B6008D-4

SAÚDE DO TRABALHADOR: O olhar da psicologia cognitivo comportamental sobre a síndrome de Burnout.

Trabalho apresentado para a disciplina de Projeto de Pesquisa em Psicologia, do curso de Psicologia, da Universidade Paulista - UNIP. Ministrada pela professora Drª Andréia Sanches Garcia.

[pic 5]

[pic 6]

Sumário

INTRODUÇÃO        4

METODOLOGIA        7

REFERÊNCIAS        9


INTRODUÇÃO

Quando paramos para observar a nossa volta, vemos que nos últimos 150 anos a saúde do trabalhador tem sido um importante tema de estudo, para Gonçalves (1988) o homem tem passado parte ou grande parte do seu dia dentro do ambiente de trabalho. Sendo que estão lá porque buscam de um lado remuneração pela atividade exercida, a qual serve de sustento para a família, mas busca por outro lado, sua realização, enquanto pessoa, no trabalho que desenvolve o verdadeiro complemento de sua personalidade. Todas as pessoas vivem em seus trabalhos e para o trabalho.

“O trabalho é uma das características que distingue o homem do resto das criaturas; somente o homem tem capacidade para o trabalho, e apenas o homem o realiza preenchendo ao mesmo tempo com ele sua existência sobre a Terra. O trabalho comporta em si mesmo uma marca particular do homem e da humanidade, a marca de uma pessoa que opera numa comunidade de pessoas” (Gonçalves, 1988, p.50)

O conhecimento sobre história da saúde do trabalhador é algo recente, até antes da década de 70, a concepção de saúde era muito biológica e tradicional, no modelo exclusivo de médico e paciente, sendo unicamente suas causas explicadas pela biologia, sem considerar o contexto deste indivíduo, consequentemente está incluso seu local de trabalho.

A empresa pode se compreendida como uma realidade econômica e de relações, ela se resume em um conjunto de atos humanos em que os resultados são os lucros e benefícios gerados, sendo que esses conjuntos de atos formam a empresa tornando-a produtiva.

Inicialmente, a empresa é uma realidade econômica, uma vez que o empreendimento empresarial visa produzir alguma coisa ou a prestar um serviço, os quais logo se tornam objeto de troca, fundamento da vida econômica. Essas atividades exigem investimentos que, por sua vez, devem envolver a garantia de retornos adequados, a fim de que a empresa possa garantir sua viabilidade e, assim, continuar prestando seus serviços á comunidade. (Gonçalves, 1988, p.53)

A saúde do trabalhador está relacionada com seu contexto, ou seja, com o local de trabalho e a interação entre eles. No ambiente empresarial a relação humana entra em conflito com o organismo tendendo a entrar em equilíbrio, havendo mudanças tanto psicológicas quanto físicas, por isso é necessário compreender o trabalhador de forma total e dentro de toda sua complexidade.

Vendo que, o ser humano reage integrado em profundas relações, tais como a biológica, que são as características herdadas ou adquiridas durante a vida incluindo a resistência e a vulnerabilidade da pessoa, a psicológica como processos afetivos, emocionais e intelectuais que formam a mente e a personalidade do individuo e o social sendo a reação da pessoa ligada a diferentes comunidades na qual teve contato durante a vida, tendo influência tanto de características físicas e lugares por onde passou ou viveu de crenças, experiências e valores que adquiriu ao longo de seu percurso, considerando sempre a sua idiossincrasia.

Antigamente o adoecer era visto unicamente por causas biológicas, sendo a comparação do corpo como um simples receptáculo de doenças, isso levou a um grande avanço forçando-os a progredir, que foi e ainda é de grande utilidade principalmente no avanço da tecnologia da área da medicina.

Segundo Limongi França e Rodrigues (2013) os métodos biológicos foram de grande eficácia, no entanto com os agentes psicossociais não ocorreu da mesma maneira e assim outros métodos tiveram que ser criados para a compreensão de fatores como emoções e conflitos, sendo que sua importância iniciou na época da revolução industrial junto com a tentativa de regular a higiene nas condições de trabalho.

 Para Limongi França e Rodrigues (2013) o local de trabalho está passando por muitas mudanças e transformações, que colocam novos desafios para a segurança e saúde dos trabalhadores, essas transformações por sua vez estão fazendo surgirem os riscos psicossociais. A exposição destes a tais riscos podem trazer diversas consequências negativas, para as organizações e para a saúde dos trabalhadores. Sendo esses riscos, por exemplo, o stress, o controle de trabalho e o número de horas extras trabalhadas que podem ser identificados a partir de várias fontes, como: incidentes e acidentes no local de trabalho, absentismo, rotatividade dos trabalhadores, as condições de trabalho que estão na base dos riscos psicossociais entre outros. O sofrimento no trabalho surge quando o trabalhador insiste em viver em um ambiente no qual já não está lhe fazendo bem há muito tempo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (169.8 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com