TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme "A Experiência" sob o olhar da Psicologia Social

Por:   •  23/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  1.562 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Dentro da Psicologia Social existem quatro principais preocupações: o impacto que um indivíduo exerce sob outro; o impacto que um grupo exerce sob seus integrantes; o impacto que os integrantes de um grupo exercem sob ele; e o impacto que um grupo exerce sob outro. E no filme “A Experiência” (Das Experiment, 2001) do diretor alemão Oliver Hirschbiegel, esses impactos ficam evidentes.

Impacto dos Indivíduos nos Indivíduos

“Tentativas alheias de persuasão podem ter impacto nas crenças de um indivíduo a respeito do mundo e das suas atitudes em relação às pessoas, aos grupos ou a outros objetos.” (DELAMATER, John; MICHENER, H. Andrew; MYERS, Daniel, 2005, p.05)

Podemos ver este impacto em vários momentos do filme, como por exemplo, quando o nº 77 induz seus companheiros a uma pequena rebelião, assim como Baru influenciou os guardas usarem de humilhação para controlar a rebelião. E ambos fizeram isso devido o sentimento de competição e provocação. Fahd (nº 77) e Baru acabaram levando a experiência para o lado pessoal, o guarda se viu tendo um poder que na vida real nunca teria, e Fahd se viu na infância com seu pai controlador).

Impacto dos Grupos nos Indivíduos

Os grupos influenciam e regulam o comportamento de seus integrantes, geralmente estabelecendo normas ou regras. Resultado disso é a conformidade, processo pelo qual o integrante de um grupo ajusto o seu comportamento para alinhá-lo com as normas desse grupo. (DELAMATER, John; MICHENER, H. Andrew; MYERS, Daniel, 2005, p.05)

Foi o impacto do grupo sobre os indivíduos o responsável pela mudança, tão rápida, de comportamento dos cobaias, devido a necessidade de adequar-se ao comportamento esperado dos papéis sociais que lhe foram atribuídos o de preso, e o de guarda.

Impactos do Indivíduos nos Grupos

Assim como todo grupo influencia o comportamento dos seus integrantes, esses, por sua vez, podem influenciar o próprio grupo. Por exemplo, os indivíduos contribuem para a produtividade e para a tomada de decisão do grupo; além do mais, alguns deles podem fornecer liderança, que envolve a realização de várias funções (planejamento, organização, controle) necessárias ao bom desempenho do grupo. (DELAMATER, John; MICHENER, H. Andrew; MYERS, Daniel, 2005, p.05)

Novamente retornaremos a Fahd e Baru, que rapidamente demonstraram liderança nas tomadas de decisões de seus respectivos grupos, Fahd, por exemplo, tomou a decisão de tomar o leite de seu colega, e posteriormente de pagar flexões para que ele não precisasse tomar o leite. Enquanto Baru, foi o primeiro a tomar a decisão de punir os presos, e mais a frente de colocar Fahd na caixa preta.

Impacto dos Grupos nos Grupos

As relações entre dois grupos podem ser amigáveis ou hostis, cooperativas ou competitivas; essas relações, em parte, estão baseadas nas identidades dos integrantes e podem acarretar estereótipos do grupo, e são capazes de afetar a estrutura e as atividades de cada um deles. (DELAMATER, John; MICHENER, H. Andrew; MYERS, Daniel,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com