TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação

Seminário: Comunicação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  756 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

Quatro são as funções que a comunicação desempenha em uma organização ou em um grupo. Vale observar que são todas fundamentais para um bom desempenho, não devendo ser nenhuma relevante à outra. São elas:

• Controle – permite o controle de comportamentos, o cumprimento de ordens e hierarquias, a adequação às políticas vigentes, entre outros. Um exemplo desta função é quando um colaborador deve comunicar qualquer problema de trabalho primeiramente a seu superior imediato.

• Motivação – deixando claro aos colaboradores o que se espera de seu desempenho, qual a melhor forma de fazer a tarefa e possíveis pontos de correção; a comunicação tem função motivacional. Dois exemplo são o feedback e o reforço positivo.

• Expressão motivacional – a comunicação fornece meios para um grupo de se expressar sentimentos, frustrações ou satisfações, os quais são necessidades sociais. Um exemplo é que para muitos colaboradores, o grupo em que trabalha é sua principal fonte de interação social.

• Informação – a comunicação nesta função tem o intuito de facilitar a tomada de decisões, já que transmite dados necessários para a identificação e avaliação de alternativas. Um exemplo desta função é quando um colaborador, encarregado do setor de investimentos, sabendo da situação financeira e geral da organização, tomará ou não decisões arriscadas.

2A. Comunicação não verbal são expressões que são enviadas ao receptor. Podem elas estar acompanhadas da comunicação verbal (um franzir de cenho do emissor enquanto transmite novas informações), ou não (troca de olhares entre amigas). Tais expressões podem ser corporais, faciais, ou até mesmo estarem presentes na entonação e na ênfase dada às palavras.

Este tipo de comunicação pode ser extremamente útil, desde que, quem faça uso desta esteja atento em como fazer, nos efeitos que esta causará, nas expressões do receptor, como também, nas contradições que podem ocorrer. De um modo geral, é correto afirmar que a comunicação não verbal é um instrumento de altíssima importância para a comunicação nos grupos e organizações, principalmente para o repasse de informações que exijam um maior envolvimento e comprometimento emocional.

3A. A comunicação, como já colocado na questão anterior, não é apenas verbalizada. Alem disso, encontra-se um componente fundamental para a comunicação, o silêncio. Sim, o silêncio é uma ferramenta vital. Tal componente pode sinalizar uma ponderação ao que foi dito, hesitação, concordância, divergência, raiva, descontentamento, entre outros. O silencio é um verdadeiro curinga, amplamente complexo. Por tais motivos, deve ser interpretado e ponderado pelo receptor, a fim de chegar à sua real intenção.

4A. Comunicação ascendente é a transmissão de informações de cargos de nível mais baixos a de níveis mais altos, ou seja, dos subordinados ao subordinando. Comunicação descendente é o oposto, ou seja, a transmissão de informações dos subordinandos aos subordinados. Apesar destas diferenças de status de cargos, ambas possuem muito em comum, como por exemplo, os meios de transmissão que podem ser orais, presenciais no mesmo espaço físico, ou feitas por escrito. Ambas devem apresentar feedbacks e pode ocorrer em ambas ruídos e barreiras na transmissão das informações.

1B.Muitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com