TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação E Linguagem

Monografias: Comunicação E Linguagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Visão geral

Apresentação da disciplina:

Estamos o tempo todo nos comunicando. Seja em casa, com nossos familiares, no exercício profissional ou nas complexas negociações das corporações, nossas habilidades comunicativas são requisitadas e postas à prova a todo o momento. Uma comunicação eficaz é também um requisito essencial em todas as etapas da formação profissional.

Dividimos este material em duas Unidades e cada unidade em duas aulas web, resultando em quatro aulas web. O objetivo da primeira unidade é compreender a comunicação como um processo global, que envolve pessoas, culturas e valores. Tratamos dos desafios trazidos pela tecnologia, do processo de comunicação e seus elementos, e estudamos as variantes linguísticas e a norma culta da língua. A segunda parte da primeira unidade está focada nas competências linguísticas, fa-zendo uma reflexão sobre os usos da linguagem e da língua e estudando a oração, o período e o parágrafo. Apresentamos também as diferentes modalidades de texto, abordando de modo especial a argumentação. Resolvemos dúvidas gramaticais frequentes, como os problemas de regência verbal, emprego da crase e pontuação.

A segunda unidade aborda a produção de textos propriamente dita, reservando especial atenção ao Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que entrou em vigor em 1º de janeiro de 2009. Na segunda parte desta segunda unidade, faremos um estudo dos gêneros textuais, abor¬dando a linguagem e as convenções empregadas em textos que formam a base da comunicação nas empresas, como o e-mail, a carta comercial e o memorando. Tratamos também de textos que fazem parte da rotina administrativa das organizações e da prática da cidadania, como o acordo, a ata, o atestado, a declaração, a procuração e o recibo.

Objetivo da Disciplina

Levar o discente a:

• desenvolver competências e habilidades comunicativas, fornecendo conhecimento teórico e ferramentas práticas;

• compreender e utilizar textos e mensagens eficazes, para compartilhar valores e conhecimento.

Conteúdo Programático:

• O processo de comunicação: Comunicação verbal e comunicação não verbal; Comunicação e tecnologia; Elementos da comunicação; A comunicação eficaz; Variantes linguísticas; Figuras de linguagem; Vícios de linguagem; Considerações sobre a Linguagem.

• A linguagem e as competências linguísticas: Texto e contexto; Modalidades de texto; Os textos como ferramenta de cidadania; A compreensão do texto; A competência do leitor; O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa; Dúvidas gramáticas I.

• Rumo à produção de textos: Coordenação e subordinação; A qualidade do texto; Convencendo o interlocutor; Relatórios e monografias.

• Os gêneros textuais: Procedimentos básicos; Dúvidas gramaticais II; Correspondência empresarial (e-mail, carta comercial e memorando); Acordo, ata, atestado, aviso, bilhete, circular, convocação, declaração, procuração, recibo, requerimento.

Metodologia:

Os conteúdos programáticos ofertados nessa disciplina

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com