TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitos Psicanaliticos

Artigo: Conceitos Psicanaliticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Artigo  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O trabalho que segue fala a respeito dos conceitos básicos da psicanálise, quais suas definições e importância no desenvolvimento de tal abordagem. O objetivo do material é tornar melhor compreendido a abordagem psicanalítica e seus conceitos.

Na primeira parte falaremos a respeito dos conceitos e suas definições refletindo também sobre a importância de todos na psicanálise atual, de acordo com pesquisas feitas em sites, livros e também no artigo “Psicanálise”.

De acordo com Freud a psicanálise é formada a partir de alguns conceitos básicos, muitos até já ouviram falar sobre eles de uma forma não cientifica, como por exemplo, os sonhos, contudo nesse momento vamos fazer uma analise do que seriam os sonhos segundo a psicanálise.

Freud propôs a teoria de sonhos em 1900 e a cada dia atrai mais o interesse de pessoas e também dos estudantes de psicologia, o que de fato tem gerado muitas criticas e especulações. Antigamente os sonhos eram vistos apenas como premonições e hoje podemos compreender como características do inconsciente.

Os sonhos são importantes para os terapeutas psicanalíticos, pois proporcionam um maior conhecimento sobre o paciente.

Sem duvidas podemos dizer que o grande marco da historia de Freud é a interpretação dos sonhos, pois mostrou que os sonhos são uma forma de revelar o consciente através do inconsciente, Freud também explicava que os sonhos são guardiões do sono, e a decorrência de fatores diários, psicológicos e do sono, é uma realização de desejos, tais desejos que provavelmente devido à sociedade e ao ambiente que o individuo vive acabaram sendo recalcados ou reprimidos, ficando no escuro de nosso inconsciente, podendo ser realizado apenas no sonho.

O que também é necessário ser conhecido é o fato que todos sonham, mesmo que alguns não se recordem.

De tal forma foi de extrema importância para a psicanálise entender os seus significados, pois assim pode-se conhecer melhor o paciente.

Atos Falhos

Seria como se inconsciente de um individuo o traísse e revelasse suas intenções verdadeiras.

Os atos falhos são lapsos (esquecimento, algo dito que não deveria, ou qualquer interferência em algo que foi planejado).

Para muitos antigamente os atos falhos eram apenas simples equívocos ou pequenos erros, algo sem querer.

Para Freud tanto os pequenos quanto os grandiosos atos falhos eram frutos de um inconsciente suprimido e que sua causa poderia ser descoberta.

Freud acreditava que uma das raízes pelas quais cometíamos atos falhos é que a sociedade não nos permite fazer ou falar tudo que queremos ou pensamos, e por mais que nos reprimimos para nos comportar da forma como convém, o nosso inconsciente nos trai, ou seja, atos falhos.

Um exemplo clássico quando estamos conversando e alguém fala uma palavra que não condiz com o dialogo, imediatamente o mesmo se corrige, mas para um analista isso já é uma manifestação do inconsciente, a psicanálise também utiliza diversas formas para compreender o inconsciente, como a associação livre.

Angustia

Para Freud a angustia seria o estado vivido por meio da ausência do objeto ou pela perda do mesmo.

Angustia vem do latim: Angor= que significa estreitamento, apertamento.

Freud pesquisou muito sobre como se originou a angustia e em uma de suas obras aponta a abstinência sexual como causa de angustia, pois ela decorre devido ao acumulo de tensão sexual.

Para Freud o que temos é uma angustia que leva ao recalcamento.

Também acerca da angustia Freud estudou as pulsões, que são os instintos desnaturais, ela é meio física e meio psíquica.

Transferência e Contratransferência

São conceitos vertentes da Psicanálise.

A transferência surge do contato emocional do paciente com o analista, estando os dois em contato acaba surgindo uma relação de afeto, sentimentos e vivencias que pode facilitar as sessões.

A Transferência

O termo transferência foi usado pela primeira ver por Freud em 1895. Ele explica que quando a necessidade de amor de um indivíduo não é totalmente satisfeito pela realidade, ele poderá se aproximar de cada pessoa inclusive o medico, por isso ele acreditava que a transferência é um dos elementos fundamentais do método psicanalítico.

Transferências são reedições das fantasias que durante o tratamento costumam tornar-se conscientes.

Existem três tipos de transferência

Transferência negativa: Quando envolve sentimentos hostis em relação ao analista.

Transferência erótica: Quando o analisado diz que esta apaixonado pelo analista ou tem sentimentos relacionados a isso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com