TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Concepções De Indivíduo E Sociedade E As Teorias Em Orientação Profissional

Artigos Científicos: Concepções De Indivíduo E Sociedade E As Teorias Em Orientação Profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  1.724 Visualizações

Página 1 de 2

Concepções de indivíduo e sociedade e as teorias em Orientação profissional.

De modo geral, as teorias em Orientação Profissional podem ser agrupadas em duas grandes correntes: teorias não psicológicas e teorias psicológicas.

Diferente desta classificação, estaremos propondo uma outra forma de agrupamento, que remete para o desvelamento das concepções de homem e sociedade que fundamentam e estão embutidas nas teorias. Desta forma, podemos dividi-las em três grupos. O primeiro que chamaremos de Orientação Vocacional tradicional (liberal), o segundo a crítica à orientação vocacional tradicional e o terceiro, que por falta de um termo mais adequado será denominado de para além da crítica.

Orientação Vocacional Tradicional (Liberal)

Por Orientação vocacional tradicional (liberal) estamos englobando as teorias ditas psicológicas, estas teorias buscam entender o fenômeno da escolha profissional no ângulo do individuo (e quase que exclusivamente só nele).

A Orientação Vocacional sofre o mesmo tipo de crítica. Partindo da mesma questão que se fez para a escola, pergunta-se: a quem serve esta Orientação Profissional da forma como tem sido desenvolvida nas escolas?

A idéia de que a pessoa “escolhe seu caminho a” a partir das condições em que vive e em funções suas vontades e aptidões é algo relativamente recente na história.

Até antes do desenvolvimento do capitalismo, a posição do indivíduo na sociedade era determinada pelos laços de sangue: o servo, por condições de nascimento, seria sempre servo, o senhor , da mesma forma , seria sempre senhor.

A posição do indivíduo no capitalismo não é mais determinada pelo sangue. Agora esta posição é conquistada pelo indivíduo segundo o esforço que despende para alcançar esta posição.

A concepção do individuo que passa a vigorar é de um ser autônomo em relação a sociedade, ou seja, ele existe independente das determinações dela, e mais que isto, individualmente pode superar os obstáculos colocados pela organização social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com