TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Condicionamento Operante

Trabalho Universitário: Condicionamento Operante. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2015  •  895 Palavras (4 Páginas)  •  2.258 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

Introdução .............................................................................................

Método ...............................................................................................

Resultados..............................................................................................

Conclusão...............................................................................................

Referências Bibliográficas......................................................................

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende estudar e analisar o comportamento operante, baseando-se no experimento criado por Skinner, buscando entender como se dá o comportamento do sujeito, com base nas consequências e nas mudanças no ambiente, além de buscar analisar como essa relação afeta a nossa vida no cotidiano.

O comportamento operante é aquele que produz mudanças no ambiente e é afetado por elas. (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Como ambiente, considera-se tudo o que é externo ao comportamento sendo não necessariamente pessoas, mas também tudo o que está ao redor do sujeito. A maior parte de nossos comportamentos produz mudanças no ambiente, isso porque uma conseqüência pode vir a ser um reforço para o comportamento quando há um aumento de sua ocorrência. Sendo assim, denominamos este estímulo como estímulo reforçador.

As pesquisas que levaram até o estudo do que hoje conhecemos como sendo comportamento operante se iniciou com Edward Thorndike, que descreveu seus primeiros experimentos referentes à aprendizagem de animais. (Alloway, Tom 2006). Passado alguns anos, B.F Skinner não se limitou a estudar somente a aprendizagem animal, mas acreditava que era possível aplicar seus estudos para criar instituições humanas mais eficientes nas quais a aplicação planejada e sistemática do reforço tornaria mais produtivas e realizadas. Ele afirmava que o comportamento frequentemente é causado por eventos no ambiente que podem ser descobertos, manipulados e previstos. (Skinner, 1971).

Baseando-se em estudos feitos por Thorndike, Skinner desenvolveu uma situação de aprendizagem em que um animal era confinado durante o treinamento em um comportamento chamado câmara operante, que continha um dispositivo alimentador, para a distribuição de alimentos para o animal. Nessa câmara operante, os animais são treinados em situação na qual a oportunidade para que ele apresente uma resposta existe de maneira continua. (Alloway, Tom 2006). Skinner estava interessado na maneira como as consequências dos comportamentos influenciam a frequência com que esses se repetem.

Aplicado a um Rato que embora seja fictício, pois se trata de um programa de computador, segue os mesmo padrões utilizados por Skinner em seu experimento.

Buscaremos entender como se dá o comportamento operante (comportamento que produz alterações no ambiente e é afetado por essas alterações), reforço (tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de um determinado comportamento ocorrer novamente), modelagem (técnica utilizada para ensinar um novo comportamento por meio do reforço diferencial de aproximações sucessivas do comportamento que esperar conseguir) e por fim a extinção operante (suspensão de uma consequência reforçadora anteriormente produzida por um comportamento, tem como efeito o retorno da frequência do comportamento produzido ao seu nível operante).

MÉTODO

Sujeito:

Tivemos como sujeito o rato virtual Sniffy 2.0

Ambiente, materiais e Instrumentos:

Os experimentos foram realizados na sala de informática da Universidade Paulista, Campus Chácara Santo Antônio.

• Programa de computador Sniffy, O rato virtual versão 2.0;

• Computador;

• Cronometro para medir o tempo dos experimentos;

• Caneta;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com