TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem: Condicionamento Clássico e Operante/Pensamento, Linguagem e Inteligência.

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  813 Visualizações

Página 1 de 4

ETAPA 01

PASSO 1- ASSISTIR O FILME

PASSO 2

Aprendizagem associativa por condicionamento

Clássico Aprendizagem associativa por condicionamento Operante Aprendizagem por observação

Exemplo de comportamento apresentado por Nell Nell associa a luz do sol com o perigo (estupro) que sua mãe foi vitima, ficando então, dentro de casa o tempo todo durante o dia, na intenção de antecipar qualquer tipo de problema, neste caso outro estupro.

Encontramos esse comportamento no momento em que Jerome queria que Nell saísse de casa e mostrou à pipoca, que foi de seu agrado, então ele ficou do lado de fora e continuou a oferecer, esperando com que ela fosse buscar saindo finalmente de casa durante o dia, foi uma, duas vezes, quando Nell percebeu que não havia problema algum sair durante o dia permaneceu do lado de fora e assim pode caminha livremente.

Nell ao entrar no bar vê os rapazes que, sem saber, falavam dela, com maldade e por saber de sua inocência, começaram a fazer gestos sabendo que ela iria repeti-los, e o individuo começa a abrir os botões e erguer a blusa, e ao observar a atitude do rapaz, acabou por fazer realmente o mesmo.

PASSO 3

Nell tinha em seu processo cognitivo, como a estrutura de seu ambiente, apenas alguns metros de sua casa, e também o caminho que percorreu justamente com sua irmã quando ainda era criança, criando assim em sua memória um mapa cognitivo que levara ao “túmulo” de sua irmã. Uma das restrições biológicas seria a convivência com os demais habitantes da sociedade, e com as demais coisas do cotidiano, tais como: ouvir músicas, ir ao supermercado, ir à escola, trabalhar, se divertir, ir ao médico, entre outros afazeres.

ETAPA 02

PASSO 1

No filme é relatado que a mãe de Nell tinha um lado do rosto paralisado, mas percebe-se que ela sabia escrever (através do bilhete que deixou antes de sua morte). Conseqüentemente, ela sabia falar também, mas devido ao problema em seu rosto causado por possíveis crises de AVC (acidente vascular cerebral), a fala era debilitada, por isso Nell aprendeu a falar tão diferente e tudo pela metade, porque sua mãe não deveria conseguir completar palavras.

A linguagem de Nell é produtiva e no estágio de uma só palavra.

A cena do filme que mostra que sua linguagem está no estágio de duas palavras é: quando ao tentar explicar para Jerome que sua mãe foi estuprada sob ameaça de uma faca, ela fica repetindo: “FACA, FACA”.

PASSO 2

A equipe compreende que Nell tem uma linguagem debilitada pelo fato de só ter como referência a fala de sua mãe, que é uma fala comprometida devido a problemas de saúde.

Em relação à Nell ser uma mulher selvagem, nossa equipe acredita que não. O fato de não ter convivido com outras pessoas, não justifica que ela seja tão diferente do mundo lá fora, tal maneira que somente por ter sua linguagem debilitada, não impeça que as pessoas não compreendessem a sua fala, ela tinha os seus próprios costumes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com