TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciência E Auto Conhecimento - Eventos Privados

Artigos Científicos: Consciência E Auto Conhecimento - Eventos Privados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  595 Visualizações

Página 1 de 2

Eventos Privados

Skinner pondera que, por um lado, não há razão para excluir os eventos privados de consideração científica só porque eles são acessíveis apenas para a própria pessoa que os tem e não podem ser examinados por observadores independentes; por outro lado, admitir o estudo científico desses eventos não significa aceitar que eles tenham um status diferenciado e não sejam físicos. Por fim, aquilo que sentimos e que podemos relatar não pode ser simplesmente tomado pela ciência como um dado confiável, e faz-se necessário um exame conceitual rigoroso a luz das descobertas da ciência de modo que possamos entender como esses eventos privados e físicos se relacionam com o comportamento.

Embora as sensações corporais nos acompanhem desde sempre, Skinner observa que é somente com a ajuda da comunidade verbal que essas sensações tornam-se discriminativas para nós. O autor inverte uma tese bastante difundida — de que temos conhecimento privilegiado e imediato daquilo que ocorre em nossos corpos e em nossa consciência. É a comunidade verbal a responsável por nos ensinar a discriminar e a nomear nossas sensações corporais — que passamos a chamar então de “sentimentos”.

Entretanto, a comunidade nunca consegue ser tão precisa nesse ensino como poderia ocorrer com o ensino dos eventos públicos, e isso resulta em uma imprecisão ou vagueza inerente aos relatos que emitimos sobre a ocorrência de eventos privados - o que é sempre um problema com relação a confiabilidade desses dados se tentarmos usa-los, por exemplo, para realizar investigações científicas.

De acordo com a interpretação comportamental, então, tomar os eventos privados como objeto de estudo científico não significa assumir um compromisso com um mundo não físico da vida mental; mas ainda é preciso esclarecer sobre o assunto do conteúdo consciente, cuja privacidade impõe questionamentos similares.

Sobre o autoconhecimento, Skinner diz: “O autoconhecimento tem origem social, e ele é útil primeiro a comunidade que faz as questões. Depois, ele se torna importante para a própria pessoa - por exemplo, em se gerenciar ou controlar...” (Skinner, 1974, p. 169).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com