TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Caminho de Práticas Corporais de Auto-conhecimento

Por:   •  29/11/2016  •  Ensaio  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 3

EUTONIA

Um caminho de práticas corporais de auto-conhecimento que visam equilibrar, regular e harmonizar o tônus muscular, tornando-nos capazes de agir conscientemente em qualquer atividade da nossa vida diária.

Foi criada por Gerda Alexander, que nasceu em 1908, na Alemanha, mas desenvolveu seu trabalho na Dinamarca. Suas atividades estiveram ligadas, desde muito cedo, à arte, especialmente à música. A eutonia se desenvolveu como resultado da observação precisa e cuidadosa sobre si mesma e das dificuldades demonstradas por seus companheiros e alunos nos movimentos. Essas observações facilitaram sua investigação dos fundamentos neuropsicológicos dos movimentos naturais do homem.

A Eutonia se expressa mais como uma forma de experiência do que como um conhecimento teórico.

A Eutonia ensina ao indivíduo como realizar uma experiência, como entrar em contato consigo mesmo, como chegar ao autoconhecimento e conseguir esse contato imediato com o mundo.

A pessoa que pratica eutonia por algum tempo muda sua atitude perante a vida. O objetivo não está centrado em conseguir um resultado: o esforço maior está concentrado no processo. Pergunta-se. Questiona-se: “O que é que eu sinto diante desta situação? O que é que acontece comigo perante esse estímulo? Como faço isso?”. Pois, ao atuar de modo consciente, presta atenção ao porquê e ao que lhe acontece enquanto se move. Gradualmente, pode chegar a converter-se em dono de seu corpo e de seus movimentos; ser o criador, “fazedor” de suas ações, aceitar sua responsabilidade e tornar-se um ser livre.

Eutonia ensina-nos a mover-nos, respeitando as leis físicas da natureza e os princípios básicos do funcionamento do corpo, para obter maior eficácia com o mínimo de esforço.

“Eutonia é um estado de equilíbrio (psico-físico) de todas as partes do corpo que permanecem conscientes com o mesmo grau de tonicidade e em harmonia”.

“Busca alcançar uma consciência mais profunda da nossa realidade corporal e espiritual como verdadeira unidade”.

(Gerda Alexander, criadora do método da Eutonia)

A Eutonia é, em fim:

  • Técnica voltada para o desenvolvimento da personalidade integral;
  • Treinamento destinado a melhorar a percepção e o controle da postura e do movimento cotidianos;
  • Desenvolvimento eutônico inicia com a “pele”,  que é a forma exterior, e com a descoberta do espaço interior por  meio da sensibilidade superficial e profunda.

É precisamente por aí que começa todo o processo: Pela “pele”, cuja estimulação consciente é um trabalho específico da Eutonia. Voltando a atenção a nós mesmos através do toque consciente da pele, começamos a pesquisa do nosso corpo em um reconhecimento de centímetro a centímetro, comparando os diversos tipos de tecido cutâneo que nos recobrem, codificando, arquivando informação, analisando reações, comparando novamente, em um exercício da Observação e Sensibilidade que nos leva a dimensões perceptivas cada vez mais profundas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (135.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com