TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo x Humanismo

Por:   •  19/10/2015  •  Resenha  •  940 Palavras (4 Páginas)  •  5.130 Visualizações

Página 1 de 4

 “CONSTRUTIVISMO X HUMANISMO”

O modelo atual de educação vem sendo alvo de grandes críticas, o Brasil está tendo problemas com esses modelos, onde não está mais suprindo as necessidades ou pode se dizer suprindo as expectativas esperadas como antes.  A metodologia da memorização vulgo “decoreba”, vendo sendo retratada por alguns profissionais como antiquada e retrógrada. Mas mesmo assim, existem outros profissionais que são adeptos a essa técnica, e dificilmente abre mão dela para uma nova abertura, por isso a memorização ela vem sendo mantida nos modelos atuais junto a outras técnicas usadas em aula. Frente a tantas reclamações, qual seria o modelo ideal para as escolas atuais? Quais modelos fariam realmente a diferença e o resultado esperado? Existem correntes que trabalham metodologias totalmente diferentes do modelo dos dias de hoje, como o construtivismo e o humanismo, mesmo extremamente parecidos, existem detalhes que distinguem uma da outra.

Para a corrente construtivista e humanista a aprendizagem é um processo de construção individual do sujeito que não copia a realidade, mas a constrói a partir de suas representações internas. Rejeita a apresentação de conhecimentos prontos.  O professor/facilitador deve ser subtraído a sua formação dos conteúdos escolares em prol do desenvolvimento de habilidades que o levem a gerar a autonomia no aluno que é pesquisador e responsável pelo seu próprio processo de aprendizagem. A forma de avaliar nesta escola também é diferente dos moldes tradicionais que muitas escolas estão acostumadas, ela deve ser mediadora, formativa e a favor do aluno. De acordo com estas correntes, o aluno deve participar ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos. A partir de sua ação, vai estabelecendo as propriedades dos objetos e construindo as características do mundo.

Segundo Azevedo 2005, Rogers considera o indivíduo como um todo: mente e corpo, sentimento e intelecto são partes integrantes do mesmo ser e são inseparáveis. Na educação moderna só está sendo valorizada a parte intelectual, como se o conhecimento cognitivo pudesse ser separado das vivências do ser humano. Um indivíduo que apresenta problemas emocionais não consegue reter um bom aprendizado, por isso é necessário considerar que a atmosfera psicológica é fundamental para o processo de aprendizagem.

O modelo humanista e construtivista tem mais vantagens do que desvantagens, será que a adaptação dessas técnicas nos ambientes escolares no nosso país não seria uma solução, ou então um problema? Seria uma grande mudança, que com certeza enfrentaria muitas dificuldades de aceitação pelos familiares e mais ainda pelos profissionais.

Vantagens de ter um modelo humanista em uma escola é que o ambiente é protetor e com isso facilita o “desbloqueamento” de barreiras e obstáculos à aprendizagem enfrentados na aprendizagem. Tem a assistência que dá aos educandos, na procura das suas próprias soluções para problemas de aprendizagem e também a grande importância que atribui às dimensões afetivas e emocionais da aprendizagem. Uma desvantagem por optar por essa metodologia é que o aluno pode se tornar muito individualista, mas isso não quer dizer nada, pode ser que ele já seja assim, ou não sofra nenhum tipo de influência por ser adepto a esses métodos.  

Já no construtivista as vantagens por ser adepto a ele, é que ele prepara adequadamente, o educando, do ponto de vista epistemológico, para lidar com um mundo em constante mudança, característica do mundo atual, e a desvantagem do modelo construtivista é o fato de não haver uma corrente homogênea relativamente ao construtivismo, uma vez que ele se inspirou em fontes diversificadas, o que faz com que este modelo não se possa conceber como um enquadramento teórico unificado.

As diferenças encontradas nessas correntes filosóficas já começam na visão diferente que eles têm sobre o indivíduo, enquanto o humanismo acredita que todos os indivíduos nascem e são dotados de potencialidades, mesmo que às vezes essas potencialidades são estimuladas de uma forma errada, pela família e pela sociedade, mas que de qualquer forma todos nascem com elas e que às vezes pode não ser desenvolvidas corretamente. E já no construtivismo ressalta que os indivíduos não nascem com inteligência, que ela começa ser construída no seu meio social, junto as suas experiências ao decorrer do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com