TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo

Resenha: Construtivismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Resenha  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  673 Visualizações

Construtivismo

Jean Piaget foi o criador do construtivismo, ele define como a teoria do desenvolvimento em resultado de uma interação com o meio.

Para Piaget o individuo não é um simples resultado do meio nem é simplesmente determinado por principio inatos, nos primeiros meses de vida o comportamento é determinado por reflexos, mas como o passar do tempo as respostas são mais complexas resultados de adaptação esse processo não produz em todos os mesmo resultado para todos, como nem todas as coisas tem o mesmo significado para todos.

A personalidade vai-se formando através desta interação com o meio. O comportamento é visto como a resposta de uma dada personalidade numa situação concreta.

O construtivismo procura explicar o desenvolvimento cognitivo com um processo de adaptação do organismo ao meio marcado por varias fases como determinados mecanismo de interação, como assimilação e a acomodação.

Todo conhecimento começa por uma assimilação pelas estruturas e esquema do sujeito dos dados que recebe do exterior estas estruturas são meios que permitem o conhecimento .

A inteligência surge assim como o conjunto das estruturas e esquemas quem um organismo dispõe em cada fase de seu desenvolvimento. A adaptação do organismo constitui a expressão do equilíbrio atingido entre assimilação e a adaptação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com