TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Construtivismo Piaget

Resenha: Construtivismo Piaget. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2013  •  Resenha  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 2

Construtivismo Piaget

Jean Piaget foi um dos mais importantes psicólogos do século XX e o fundador do construtivismo. Para ele as mesmas coisas podem não ter o mesmo significado para todos, o comportamento pode mudar dependendo da personalidade de cada pessoa e de cada situação que podem se encontrar.

O construtivismo procura explicar a inteligência, como passamos da fase de menor conhecimento para uma fase de maior conhecimento, o que significa o desenvolvimento da inteligência.

Piaget não foi pedagogo, mas as suas teorias foram de grande importância na educação escolar, acreditando que o papel da escola é ajudar o desenvolvimento intelectual, que o papel do professor é facilitar, encontrando uma melhor forma de ensino para que o aluno consiga compreender e que deve favorecer a autonomia da criança.

Para Piaget os períodos da vida, mostram o que cada faixa etária consegue fazer de melhor, cada um no seu determinado tempo.

No recém-nascido a mentalidade é mais reduzida, tendo percepções de reflexos, com o tempo ele tem novos movimentos, conseguindo pegar e puxar objetos, logo consegue sentar, andar e falar. O bebe também passa por emoções como sustos e alegrias, sensações boas e ruins e vai tendo preferências por gostos, brinquedos etc...

Ao fim desse período de até 2 anos, a criança pode até entender algumas palavras, mas só fala por que consegue imitar o que ouviu.

Na infância dos 2 aos 7 anos, é onde aparece a fala, a comunicação com outras pessoas, fazendo com que ela estimule o seu pensamento e criando duvidas.

E mesmo nesse período ela não domina totalmente os significados das palavras, onde continua imitando o que ouve.

Com o tempo começam a aparecer as regras, vontades e interesses, a melhora da coordenação motora fazendo com que a criança consiga escrever.

Já na infância dos 7 aos 12 anos, a criança consegue compreender melhor as coisas, podendo trabalhar em grupo tendo idéias, identificar erros, ter dois pontos de vista, consideram números, peso e volume, sentimentos como o respeito, a honestidade, o companheirismo e a justiça, por fim entram em um acordo havendo compreensão.

E na adolescência que é dos 12 anos em diante, aparece o pensamento concreto, as teorias, a reflexão e o lado anti-social também acaba se revelando, se isolando em determinados momentos, não aceitando conselhos e querendo mudar a sociedade.

Com os seus diversos e conturbados pensamentos também criam uma forma própria de falar e se vestir, se identificam com determinados grupos de pessoas e a estabilidade chega na fase adulta.

Piaget usa como referencia simples para o marco da vida adulta, quando a pessoa começa a trabalhar ou constrói uma nova família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com