TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contas Individuais e Contas Globais

Tese: Contas Individuais e Contas Globais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Tese  •  2.188 Palavras (9 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 9

Não é necessário criar uma conta ou entrar com uma conta já registada para visualizar ou editar páginas da Wikipédia. No entanto, se o fizer poderá ter muitas vantagens.

As edições que fizer na Wikipédia serão todas associadas à sua conta, permitindo que outros usuários possam saber quem fez determinadas edições nos artigos através do histórico dos mesmos. Note que é preciso entrar na sua conta antes de editar, caso contrário as suas edições serão associadas ao seu endereço IP, não sendo possível alterar posteriormente para que fiquem associadas à sua conta de usuário.

A criação de uma conta na Wikipédia não tem nenhum encargo financeiro para o usuário nem outro tipo qualquer de contrapartidas para além do disposto na Política de privacidade e no Aviso Geral aplicáveis a todos os usuários que consultem ou editem a Wikipédia, quer estejam registados ou não.

Nome de usuário - Ao criar uma conta poderá escolher um nome de usuário, real ou fictício, desde que o mesmo ainda não tenha sido registado. Uma conta de usuário só pode ser criada uma vez. Apesar de não existir ainda uma política oficial da Wikipédia quanto ao nome de usuários, tenha algum cuidado ao escolhê-lo. Existem algumas recomendações para nomes a evitar:

Nome insultuoso ou de alguma forma ofensivo que possa ser mal encarado pela comunidade.

Nome com a palavra "bot" ou "robô" a não ser que a conta seja destinada exclusivamente às funções de um robô e seja aprovado após pedido.

Nome que contenha a palavra "administrador" ou qualquer outro nome susceptível de confundir outros usuários quanto ao tipo de utilizador.

Nome que contenha qualquer outro termo usado pelo software MediaWiki, como "Predefinição", "MediaWiki", "Minhas preferências", "Nome de usuário", "Página principal", etc.;

Nome que corresponda a um endereço IP, pois poderá confundir outros usuários como sendo um usuário anónimo em votações e diversas páginas de discussão.

Nome propagandístico ou de carácter político, religioso, étnico, etc.

Nome similar a um já existente que possa confundir outros usuários ou similar ao de alguma figura pública (como "Jimmy Wales"), mesmo que não tenha uma conta na Wikipédia lusófona.

Nome ofensivo para um usuário já existente ou outra pessoa, como "Anti-Jimmy Wales", "Detesto o Bill Gates e o Steve Jobs".

Nome extremamente longo que possa interferir ao assinar mensagens nas páginas de discussão e outros locais onde aparece o nome de usuário. O ideal será não exceder os 20 ou 30 caracteres.

Nome composto por um conjunto de caracteres repetidos ou uma sequência de caracteres aleatórios, como "aaaaaaaaaaaa" ou "ghfjkghdfjgkdhfjkg";

Nome composto por elementos identificativos, como o número de telefone, endereço (inclusive URL), e-mail, etc.

Nome em caixa alta, como "WILHELM CARL WERNER OTTO FRITZ FRANZ WIEN", por ser compreendido por outros usuários como se estivesse a gritar (ver netiqueta).

Caso o seu nome de usuário suscite dúvidas a outros usuários, ou seja considerado de alguma forma prejudicial ao projecto ou à comunidade, esta poderá determinar que tenha de mudar o nome de usuário. Em alguns casos a conta de usuário poderá ser bloqueada.

É possível alterar o nome de usuário, no entanto evite ter de o fazer uma vez que é preciso pedir a um burocrata e o pedido poderá não ser atendido caso a conta já exista ou por outras razões, como estar envolvido em edições de vandalismo, sock puppets, etc. ou uma conta com a qual se tenham feito mais de 200 mil edições (devido a restrições técnicas da ferramenta para mudar o nome de usuários).

Existem também algumas restrições na criação de contas:

Desde 26 de Setembro de 2006 que não é possível utilizar o símbolo "@" no nome da conta, de forma a evitar que os usuários recebam spam por email.

Também não é possível registar contas semelhantes a contas existentes com certos caracteres. Por exemplo, caso exista um usuário com o nome "Alta", não é possível criar uma nova conta com o nome "A1ta", pois a letra "ele" em algumas fontes tipográficas é muito semelhante à letra "um".

As contas de usuário não podem ser eliminadas, mesmo que não tenham sido utilizadas para editar a Wikipédia. Esta regra está definida na política oficial da Wikimedia Foundation que gere a Wikipédia disponível no sítio da Wikimedia Foundation e acessível também no final de todas as páginas da Wikipédia em "Política de privacidade".

Contas separadas e contas globais (SUL)

Até 26 de Maio de 2008, as contas de usuários eram independentes entre as versões da Wikipédia em outras línguas e outros projectos. Até essa data, ao criar uma conta Wikipédia lusófona, para ter uma conta na Wikipédia anglófona era necessário também criar uma conta nessa Wikipédia (assim com qualquer outra versão). Caso tenha criado uma conta na Wikipédia lusófona e em outros projectos (seja com o mesmo nome ou nomes diferentes) pode alterar essas contas para uma conta global. Para isso consulte a página meta:Help:Unified login/pt. No entanto ainda não é possível "fundir" duas contas de um dado projecto numa só, por exemplo, caso tenha duas contas na Wikipédia lusófona.

A 27 de Maio de 2008 foi implementado um sistema unificado de contas de usuários, designado por SUL (Single User Login), que permite criar uma conta em qualquer projecto, tornando-se uma conta global em todos os projectos, não sendo necessário criar essa conta nos outros projectos a não ser que entre em conflito com uma conta existente em outro projeto da Wikimedia Foundation que tenha sido criada antes de 27 de Maio de 2008. Lembre-se no entanto que as preferências definidas em cada conta são independentes entre projectos.

Como criar uma conta

Clique no botão, disponível em qualquer página da Wikipédia no canto superior direito, onde se vê "Criar uma conta ou entrar". Será então mostrada a página de entrada na conta onde terá de introduzir os dados se já tiver uma conta registada, caso contrário terá de clicar em "Pode criar uma". Será mostrada uma página onde terá de fornecer os dados para criar uma conta.

Exemplo de uma imagem utilizada pelo sistema captcha.

Captcha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com