TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuição Da Psicanálise Para A Enfermagem

Trabalho Universitário: Contribuição Da Psicanálise Para A Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  3.881 Visualizações

Página 1 de 2

Contribuição da psicanálise para a enfermagem

Pensar nos aspectos emocionais do enfermeiro é um passo muito importante para compreender e resolver algumas atitudes, desses profissionais no âmbito do atendimento ao paciente. Aspectos estes que poderíamos considerar sob o título de sua saúde mental uma vez que a maneira como o enfermeiro pode vivenciar sua atuação profissional pode tanto lhe proporcionar mais vitalidade emocional, mais saúde, quanto o contrário.

Porém a reflexão acerca da atividade do enfermeiro requer antes do pesquisador uma definição acerca do olhar que ele quer lançar sobre uma questão maior a dimensão subjetiva que o Trabalho tem para a vida do ser humano.

A psicanálise se mostra como uma teoria e uma prática, que pretende falar do homem enquanto ser singular, mesmo afirmando a sua clivagem, deixando a subjetividade de ser entendida como um todo unitário, identificado com a consciência, para ser uma realidade dividida em dois sistemas o inconsciente e o consciente. O propósito da psicanálise é explicitar a lógica do inconsciente e o desejo que a anima. O sujeito, no sentido freudiano é o sujeito do inconsciente. A questão do sujeito se coloca entre o sujeito do inconsciente (eu), o sujeito por excelência, que deve advir no lugar do isso (id) e o moí (eu) a função imaginária do sujeito.

Sigmund Freud apresenta de forma bastante precisa a dimensão que o trabalho tem na vida do indivíduo, sujeito humano percorre uma trajetória para se constituir que se inicia com uma ausência de representação sobre si mesmo, encontra-se indiferenciado e em um estado de pura excitabilidade instintual (algo não psíquico). Assim, uma das primeiras investidas neste processo de diferenciação consiste na representabilidade pulsional.

A psicanálise serve não somente para os enfermeiros e profissionais da área de saúde, mas também para todos que buscam compreender o sentido inconsciente de suas ações e sentimentos. Por tratar-se de uma técnica de tratamento cujo maior recurso é analisar o indivíduo, está indicada para todas as pessoas que apresentem algum sintoma como, por exemplo, depressão, stress, impulsividade, sentimento de culpa, complexos, traumas, tristeza e dificuldades em função de relacionamentos em geral, sintomas corporais sem causas especificadas, obsessões, medos, crises de ansiedade, dificuldade de aprendizagem, problemas sexuais de origem emocional, pânico, transtornos de humor e de personalidade, uso abusivo de álcool e drogas, relacionamentos conjugais, dentre outros. Os resultados que um profissional de enfermagem pode esperar com a psicanálise é uma maior compreensão das ações e sentimentos, obtendo um autoconhecimento e autocontrole. De posse de uma maior compreensão a respeito de si mesmo, o profissional de enfermagem tenderá a viver de forma mais consciente, agindo em favor de uma melhor qualidade de vida para si, reduzindo, potencialmente, a manifestação dos sintomas antes vivenciados, enfim, promovendo mudanças em si mesmo.

A Psicanálise veio ajudar o indivíduo a encontrar-se na vida e a achar uma saída para seu conflito interno, compreendendo tais acontecimentos, elaborando e dando um novo sentido à vida, descobrindo quem somos verdadeiramente e não quem representamos ser para nós mesmos e para os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com