TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da psicologia pra o campo educacional

Pesquisas Acadêmicas: Contribuições da psicologia pra o campo educacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/9/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.383 Palavras (14 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 14

I

Contribuições da psicologia pra o campo educacional

A psicologia tem um papel essencial na formação do professor e em suas práticas pedagógicas. No nosso ponto de vista, acreditamos que a psicologia contribui e muito para a prática pedagógica, principalmente no sentido da aprendizagem. A sala de aula não pode ser vista apenas como um espaço de transmissão de conhecimento, pois nela ocorrem interações sociais, filosóficas, psíquicas, entre outras. Podemos citar um exemplo: “Rogers afirma que o educador deve concentrar a atenção não em ensinar, mas em criar condições que promovam a aprendizagem”. Isso significa que o melhor ambiente para a aprendizagem resulta da qualidade da interação humana, especialmente do grau de cordialidade entre o professor e os alunos. A aprendizagem deve ser significativa e só assim será possível obter os resultados esperados. Segundo alguns autores, a formação da personalidade se dá, a partir da inserção do homem na sociedade, momento em que ele se apropria dos bens culturais, transformando a natureza e produzindo novos elementos que serão novamente apropriados por outros homens, num processo dialético. Então podemos afirmar que a psicologia, tem um papel fundamental no processo de humanização, uma vez que leva o aluno a se apropriar da cultura. Somente a psicologia, no que se refere ao desenvolvimento do psiquismo humano, com suas teorias cognitivas, pode contribuir para o avanço da educação, na busca de uma prática pedagógica que tenha como meta o sucesso escolar. A influência da psicologia na educação tem sido uma constante, ampliando a compreensão das relações entre cultura, aprendizagem e desenvolvimento humano. São inúmeras as contribuições da psicologia a educação, uma delas é promover a mudança na maneira de compreender o individuo e seu desenvolvimento no cotidiano escolar. Estas perspectivas teóricas-práticas fornecem ao professor fundamentação teórica para ele repensar a sua prática docente, seus objetivos, a maneira com que ele percebe seus alunos e se relaciona com eles, assim como os procedimentos que os alunos necessitam utilizar para construir seu conhecimento, contribuindo diretamente no processo ensino e aprendizagem, ou melhor, em sua ação docente. A psicologia inserida na educação ajuda na preparação dos conteúdos a serem ensinados visando estabelecer outros e novos patamares para a compreensão dos fatos que ocorrem no dia a dia da escola, propiciando uma reflexão conjunta que possibilite o levantamento de estratégias que venham a sanar as dificuldades enfrentadas. Podemos então concluir que a psicologia e seus estudos nos ajudam a não só a agregar conhecimentos para nós como pedagogos, mas também para enriquecer o momento de ensino e aprendizagem, com suas teorias que nos ajudam a tratar diversas situações de forma mais personalizada. Dando-nos a chance de por em prática todo esse conhecimento.

• ETAPA II

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

Teorias Psicologia-

Aspectos conceituais

Contribuições da teoria para o âmbito educacional

Teoria verbal

David Ausubel (1908-2008) • Aprendizagem significativa.

• Estrutura Cognitiva.

• Significado, interação e conhecimento. • Segundo David Ausubel Interação do novo conhecimento com o já existente, conhecimentos que o aluno já possui, em outras palavras, a aprendizagem significativa ocorre quando a informação é ancorada no conceito preexistente na estrutura cognitiva do aprendiz.

• O processo é dinâmico e vai sendo construído

Teoria Genética da aprendizagem.

Jean Piaget (1896-1980) • O desenvolvimento humano passa por estágios de desenvolvimento.

• Conhecimento gerado através de uma interação do sujeito com o meio.

• Durante a vida serão vários os modos de organização dos significados. • Segundo Piaget o desenvolvimento da inteligência se dá através do processo de maturação biológica. Segundo o teórico, há duas formas de aprendizagem. A primeira equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência, esse desenvolvimento é um processo espontâneo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio. A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações especificas ou a aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais.

Teoria sociocultural

Lev S. Vygotsky (1896-1934) • Enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento do homem.

• O processo de desenvolvimento se dá de fora para dentro. • A educação é vista como processo social sistemático de construção da humanidade.

• O conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interações as principais promotoras da aprendizagem.

Desenvolvimento Humano

Henri Wallon (1879-1962) • Integra o cognitivo, o afetivo e o motor. Chamado por ele de campos funcionais.

• Integração entre o meio ambiente, emoção, movimento (ação e atividade), inteligência, e personalidade.

• A criança não é um resultado linear do meio em que vive, pois vive em vários meios, família, escola, comunidade, esta diversificação é importante para o enriquecimento das crianças.

• Escola é um lugar onde se educa, mas onde se conhece a personalidade da criança.

A teoria de aprendizado significativo de Ausubel até os dias de hoje exerce grande influência na educação, sua teoria baseia- se no modelo construtivista dos processos cognitivos humanos. A teoria da assimilação descreve como o estudante adquire conceitos, e como se organiza sua estrutura cognitiva.

"O aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes preexistentes em sua estrutura cognitiva. (Ausubel et al., 1978, p. 159)"

A teoria é simples, para Ausubel, o principal no processo de ensino é que a aprendizagem seja significativa. Ou seja, o material a ser aprendido precisa fazer algum sentido para o aluno. Isto acontece

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com