TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Aversivo

Trabalho Universitário: Controle Aversivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  230 Palavras (1 Páginas)  •  3.834 Visualizações

O controle aversivo diz repeito à modificação na frequência do comportamento utilizando-se o reforço negativo e punição positiva ou negativa.

Defende-se que o controle exercido pelos três tipos de consequências é aversivo porque o individuo se comporta para que algo não aconteça. Os organismos tendem a evitar aquilo que lhes é aversivo.

Estimulo aversivo é um conceito funcional e que envolve relações entre os eventos. Não existem estímulos eminentemente aversivos que serão aversivos para todas as pessoas. Por exemplo, o cheiro de dobradinha pode ser um estimulo aversivo para algumas pessoas e um reforçador para outras. Sendo assim, esses estímulos são definidos como aqueles que reduzem a frequência do comportamento que os produzem, ou aumentam a frequência do comportamento que os retiram.

O reforço negativo é um tipo de consequência do comportamento que aumenta a probabilidade de ele voltar a ocorrer. É possível observá-lo quando um estimulo é retirado do ambiente.

O termo punição é definido funcionalmente como a consequência que reduz a frequência do comportamento. Esse termo refere-se a uma relação de contingência entre um comportamento e uma consequência.

O controle aversivo é uma forma de aumentar ou diminuir a probabilidade de emissão do comportamento. Punir comportamentos inadequados ou indesejados é muito mais fácil e tem efeitos mais imediatos do que reforçar positivamente comportamentos adequados. Entretanto, o controle aversivo apresenta uma série de efeitos colaterais que tornam seu uso desaconselhado por vários autores comportamentais.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com