TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle Verbal

Ensaios: Controle Verbal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Ao estudar o controle verbal, percebemos que o comportamento verbal, também é um tipo de comportamento operante, pertencente a categoria comportamental mais ampla, que poderia ser chamada de comunicação, sendo necessária outra pessoa, para que esse comportamento possa ser reforçado, sendo esta, o ouvinte, o qual desempenha um papel crucial, pois sem eles, o comportamento verbal não poderia ser adquirido.

E por ser um comportamento, esse também pode ser estimulado e reforçado, através de uma série de reforços positivos, é possível se obter uma resposta do sujeito, como a repetição continua do comportamento reforçado, tanto quanto a sua

extinção.

Método:

Para a realização do experimento, foi utilizado o método de reforço contínuo do pronome escolhido. Toda vez que o participante do experimento formulava uma frase com o pronome escolhido para reforço, lhe era dado um sinal positivo de aprovação pelo pronome utilizado, através de expressão facial de aprovação, mantendo assim um controle sob a fala do sujeito, que tendenciava a maior utilização do pronome escolhido, para continuar a obter reforçadores de aprovação.

Procedimento:

Para o experimento foram utilizados 120 verbos escolhidos aleatoriamente, e utilizados de forma aleatória ao decorrer do experimento, o qual ocorreu através da procedência de três fases, sendo que na primeira foram apresentados vinte verbos ao sujeito, o qual formulou uma frase para cada verbo apresentado, sendo que ao final dessa fase foi escolhido o verbo a ser reforçado, passando assim para a segunda parte, na qual houve a apresentação de setenta verbos para o sujeito, o qual formulou uma frase para cada verbo, e foi reforçado o comportamento do sujeito nessa fase, toda vez que ele formulava uma frase com o pronome escolhido, condicionando-o a continua utilização do pronome.

Sendo que na ultima fase foi feita a extinção do pronome reforçado durante a segunda fase, não reforçando mais o comportamento do sujeito ao falá-lo, levando a extinção do comportamento. Sendo que para esta etapa final, foram utilizados 30 verbos.

Resultados:

Durante a primeira fase houve a aparição dos seguintes pronomes:

Eu - 5 vezes

Tu - 3 vez

Ele - 5 vezes Ela - 4 vezes

Nós - 2 vezes

Vós - 1

Durante a segunda fase:

Eu -19 vezes

Tu - 7 vezes

Ele - 22 vezes Ela - 4 vezes

Nós - 10 vezes

Vós - 1 vez

Eles - 7 vezes

Durante a terceira fase:

Eu - 5 vezes

Tu - 1 vez

Ele - 6 vezes Ela - 8 vezes

Nós - 9 vezes

Elas - 1

Discurssão dos Resultados:

O pronome escolhido para ser reforçado foi o "Ele", o qual teve um alto índice de repetição durante a segunda fase do experimento, sendo ainda bastante falado na terceira fase, junto com o feminino do pronome, apresentando a busca do sujeito pelos reforçadores apresentados durante a segunda fase do experimento.

Conclusão:

O controle verbal pode ser condicionado, observamos durante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com