TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Criancas Invisiveis

Pesquisas Acadêmicas: Criancas Invisiveis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 4

O filme “Crianças invisíveis”, aduz a realidade retratada em vários Países em especifico no Brasil. Meninos e meninas são tidas como se não existissem, se tornaram invisíveis aos olhos da sociedade como um todo, tendo seus direitos de certa forma violados. Em vários locais, crianças são privadas de sua infância por cedo, adentrarem no vasto meio do crime. Tudo se inicia partindo da prática de minúsculos atos ilícitos, onde aos poucos foram se agravando e se tornando mais agravantes.

O que é perceptível plenamente, é que, na grande maioria das vezes, essas crianças são influenciadas e levadas ao mundo do crime pela própria família, devido à vários fatores atenuantes, são eles, a pobreza, a falta de escolaridade, o descaso dos pais para com seus filhos, o abandono, entre várias outras causas. Os pais, supostos adultos não necessitam tanto esforço no sentido de persuadir seus filhos, pois estão em pleno desenvolvimento intelectual e apresenta seu caráter psicológico ainda em formação.

No entanto, crianças, quando acometem atos ilícitos, ilegais, são levadas para Institutos Penais, inseridas num mundo revolto de outras crianças que cometem atos concomitantes, para assim serem reeducados, visto que a educação advinda de seu lar, em algum momento rompeu seus valores familiares e morais, como retratou quase que na integra o filme e questão. Em grande parte das vezes, essas crianças, ou adolescentes, conseguem ter seu caráter moldado lá dentro das instituições próprias para esta finalidade , porém, quando voltam para a realidade das ruas, aquela fora dos Institutos, algumas vezes por conta dos erros anteriores, por todos aqueles transtornos que de certa forma ocorreram tragicamente, voltam a reincidência.

Parte-se do principio que a vida do ser humano que assiste esse tipo de filme, não muda em sentido algum, pois continua viver sua vidinha, como se nada tivesse ocorrido ou visto, ainda que tenha se deparado com imagens chocantes, ou seja, não se preocupa nem em arquitetar formas para que auxilie em alguma mudanca , nem que fosse ao menos uma pequena parcela , visto essa indesejável e inaceitável situação.

A sociedade precisa acordar para o fato de que os culpados de toda a situação apresentada no filme, toda essa devastação e alienação juvenil absurda que ocorre contra nossas crianças no mundo inteiro em especifico no Brasil, é também de nossa alçada, sim, nós os adultos, que, direta ou indiretamente, por ação ou omissão, permitimos e relevamos o perduro de tal situação. Somos cientes de que não somos o sistema, mas num todo, fazemos parte dele, pois somos o abastecimento do conhecimento e da educação que um dia recebemos. Temos que nos conscientizar que precisamos ser para nossos filhos quanto a educação, infinitamente melhores do que nossos pais um dia foram conosco.

Estudos revelam que o uso indevido de crianças por seus familiares preparadas para a prática de crimes, como por exemplo, o furto, se dá rotineiramente. Apesar de nossa lei apresentar agravantes para crimes de autoria praticados contra crianças, haja visto que esta punição não seja suficiente dado à gravidade acerca dessa prática.

de acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), o mesmo prevê de forma clara e objetiva os artigos que explicitamente neste filme das crianças invisíveis,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com