TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR “Crianças Invisíveis Bilú e João”

Por:   •  2/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.697 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL

ARACELY

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

“Crianças Invisíveis Bilú e João”

[pic 3]

Serrinha

2011

ARACELY

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR

“Crianças Invisíveis Bilú e João”

Trabalho apresentado ao Curso de Graduação em Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como atividade interdisciplinar.

Profs. Lisnéia Rampazzo, Geane, Gleiton Lima e Rosane.

Serrinha

2011

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................03

2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................04

2.1 SITUAÇÃO DE RUA.................................................................................04

2.2 O ADOLESCENTE E O ATO INFRACIONAL..........................................04

2.3 MAIORIDADE PENAL..............................................................................05

2.4 BASE FAMILIAR E CAPACITAÇÃO DAS ESCOLAS..............................05

3 CONCLUSÃO......................................................................................................07

REFERÊNCIAS


1 INTRODUÇÃO

         “Não podemos perder de vista que mesmo muitas vezes rotuladas pela sociedade como anti-sociais e infratores, são crianças e adolescentes que se encontram em suas respectivas fases de crescimento e desenvolvimento, e também que apesar de permanecerem pelas ruas sujeitas aos riscos pessoais e sociais característicos do universo da rua, nem sempre compõem um grupo naturalmente predisposto ao crime e à marginalidade”. MEDEIROS (1995 p.07)

        Rotulados e discriminados os heróis bilú e João representam parte considerável da população brasileira: catadores de lixo, recicladores de materiais... dentre muitas outras denominações, que intitulam esses indivíduos, brasileiros natos que são marginalizados e não possuem acesso aos bens de consumo e sobrevivem dia pois dia sem qualquer esperança de mudança.

        Tão comuns em nossa sociedade que até parece normal aos olhos de alguns, esta situação que contradiz a “democracia de oportunidades” do sistema em que vivemos.

        Neste portfólio serão abortadas temas como a “situação de rua”, a inatividade de políticas publicas além de um análogo entre o filme reportado e a realidade dessa parcela da população.

2 DESENVOLVIMENTO

        

                 2.1 Situação de Rua

        Vivenciar a rua como meio real de subsistência, não expropria crianças e adolescentes do fato de pertencerem a esta fase particular do desenvolvimento humano, bem como dos significados específicos trazidos por esta etapa da vida.

 Apesar de terem na rua seu espaço principal, estes indivíduos são crianças e adolescentes como outros quaisquer, com inúmeras necessidades, próprias desta fase de acelerado desenvolvimento físico, psíquico, moral, intelectual, interacional, afetivo, entre outros. Raramente o espaço que ocupam, a rua, traz subsídios adequados para o enfrentamento, com um mínimo de sucesso, desta etapa da vida em direção a construção do indivíduo pleno e cidadão.

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome realizou entre os anos de 2007 e 2008 uma pesquisa em 71 cidades brasileiras com população superior a 300 mil habitantes, abrangendo as capitais (exceto São Paulo, Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre). Segundo esta pesquisa, cujos dados foram divulgados em 2008, há 31.922 indivíduos que utilizam as ruas como moradia, no entanto, esses números são bem maiores, pois cidades importantes não se incluíram na pesquisa.

        Os dados já causam alarde sem a inserção das cidades mais populosas do pais na pesquisa, crescente a isso o surgimento do crak no cotidiano dessas pessoas, além de outros indivíduos que migraram para essa situação pela própria droga e o resultado é a realidade: nua e crua.

        Desta forma nos propomos a estudar a realidade como assistentes sociais, visto ser este um fenômeno real nesta comunidade, que por estruturas sociais e econômicas locais, de expansão acelerada, toma proporções quanti e qualitativamente cada vez maiores.

                  

        2.2 Bilú e João, heróis da vida real

        Apesar da criminalidade no Brasil esta diminuindo segundo dados do de agencias de pesquisas nacionais e internacionais, quando se trata do ingresso de adolescentes no crime essa tendência muda.

        Por razoes sociais e geográficas, estão a mercê do crime com mais assédio jovens que moram nas periferias das grandes metrópoles e que estão abaixo da linha de pobreza.

                   O Estado não conseguiu fazer com que o adolescente se subordinasse à sua autoridade e agora quer puni-lo pelos próprios erros, ou seja, o Estado não cumpre seu papel, educando e provendo condições de vida adequada aos jovens, que por sua vez, não se subordinam a suas regras, sendo punidos pela prática de atos que ofendem a valores que nunca conheceram.

          Acarreta-se a isso a falta de estudo que apresenta-se como desencadeante principal do acesso ao mundo do crime, que está quase sempre relacionado ao trafico de drogas, que apresenta-se em 90% dos casos, como desencadeante de uma serie de outras violações criminais e tende a afastar o jovem da escola pois o seduz a uma vida de dinheiro fácil e “prazeres”, coisa que o mesmo demoraria muito tempo pra  desfrutar se permanecesse  em sala de aula.

           2.3 Redução da Maior idade Penal

         Especialistas dizem que a redução da maior idade penal (que hoje consta no estatuto da criança e do adolescente como 18 anos) ajudaria a diminuir o percentual de violência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (135.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com