TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura E Desafios

Casos: Cultura E Desafios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  6.983 Palavras (28 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 28

CULTURA E DESAFIO5

INTRODUÇÃO

O trabalho que ora apresentamos insere-se no âmbito da cadeira da Antropologia.

O tema intitula-se “Cultura e Desafio”

O presente trabalho tem como objectivo geral abordar a antropologia cultural e desafios, mas propriamente da realidade cabo-verdiana.

Durante a realização deste trabalho, foi feito uma breve alusão acerca do surgimento e à evolução da antropologia. Referir também, a abordagem antropológica da cultura, origem da cultura e antecedentes históricos do conceito de cultura, bem como os principais ramos da antropologia e os elementos e Também a noção de identidade cultural cabo-verdiana.

O povo das ilhas de Cabo Verde possui uma identidade cultural própria, e por isso mesmo, ao longo do trabalho foi referenciado os principais códigos e manifestações culturais que os caracterizam.

Optamos por uma metodologia qualitativa, que teve em consideração os conceitos teóricos abordados nas aulas e por outro, a pesquisa e interpretação de alguns documentos. Como método o estudo de caso.

Houve a oportunidade de abordar as principais manifestações culturais das ilhas, «o Crioulo Como a Marca da Identidade Cabo-verdiana», e a «Poesia e Língua Crioula».

Este trabalho compreende uma introdução, um desenvolvimento abarcando os seguintes pontos:

1. Abordagem antropológica da cultura

1.1. Desenvolvimento do conceito de cultura

1.1.1. Cultura segundo Edward Tylor, 1871

1.2. Elementos de uma cultura

1.3. Factores de uma cultura

1.4. Fenómeno de uma cultura

2. Cultura cabo-verdiana

1

2.1. Identidade Cultural Cabo-verdiana

2.2. Principais Manifestações Culturais das ilhas

2.2.1. As festas tradicionais de Romaria

2.3. A Formação do Crioulo: Uma breve Noção.

2.3.1. Poesia e Língua Crioulo

3. Grupo teatral Juventude em Marcha de Santo Antão: estudo de caso.

O nosso trabalho é sobre Cultura e Desafios, escolhemos o estudo de caso que constitui uma estratégia de pesquisa utilizada nas ciências sociais com bastante regularidade. O estudo de caso é o grupo Juventude em Marcha.

O Grupo teatral juventude em marcha nasceu em Porto Novo (Santo Antão), a 24 de Março de 1984. Na altura o grupo tinha cerca de 30 elementos. Neste momento apenas 12 estão activos. Várias são as digressões que o Juventude em Marcha já efectuou aos EUA, Europa e Canadá.

2

Abordagem antropológica da cultura

Desde a antiguidade, tem-se tentado explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das diversidades genéticas ou geográficas.

As características biológicas não são determinantes das diferenças culturais: por exemplo, se uma criança Cabo-verdiana for criada na França, ela crescerá como uma francesa, aprendendo a língua, os hábitos, crenças e valores dos franceses.

Podemos citar, ainda, o fato de que muitas actividades que são atribuídas às mulheres numa cultura são responsabilidade dos homens em outra.

O comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de um processo chamado endoculturação ou socialização. Pessoas de raças ou sexos diferentes têm comportamentos diferentes não em função de transmissão genética ou do ambiente em que vivem, mas por terem recebido uma educação diferenciada.

Assim, podemos concluir que é a cultura que determina a diferença de comportamento entre os homens.

O homem age de acordo com os seus padrões culturais, ele é resultado do meio em que foi socializado

. Cultura segundo Tylor, 1871

Cultura é o todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro de uma sociedade.

Tylor, foi o primeiro a formular o conceito de cultura do ponto de vista antropológico da forma como é utilizado actualmente. Na verdade, ele formalizou uma ideia que vinha crescendo desde o iluminismo. John Locke, em 1690, afirmou que a mente humana era uma caixa vazia no nascimento, dotada de capacidade ilimitada de obter conhecimento, através do que hoje chamamos de endoculturação.

Desenvolvimento do conceito de cultura

O determinismo biológico, bem como o geográfico é ideias que no passado foram consideradas relevantes para conceituar cultura. Com o passar do tempo diversas investigações foram realizadas e chegou-se a conclusão de que esta

3

teoria, apesar de terem sido importantes para o entendimento de algumas dimensões da natureza humana, apresentando limitações e inconsistência para o entendimento do conceito de cultura. Aí então, inaugura-se uma nova fase de estudos e interpretação de culturas.

Segundo Leibniz apud (Laraia, 1986) a natureza nunca age por saltos, analogamente conclui-se que, a cultura também não age por saltos, ela é resultado do acúmulo das acções dos homens, que inclusive altera a própria natureza, pois é necessário compreender a época em que se viveu e consequentemente o background intelectual de quem ou do que está se analisando.

A comunicação é um instrumento decisivo para a assimilação da cultura, pois a experiência de um indivíduo é transmitida aos demais, criando assim um interminável processo de acumulação permeado por valores cristalizados, o que nos leva a afirmar que a linguagem humana é um produto da cultura. Daí a necessidade de identificar as determinadas formas de comunicação que atinja todos as pessoas da organização quando da transmissão de uma mensagem.

De acordo com Kluckhohn apud Geertz (1989: 14) cultura pode ser vista como:

“...o modo de vida global de um povo; 2) legado social que o indivíduo adquire do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com