TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Multiculturalismo E Educação: Desafios Para Praticas Pedagogicas Uma Nova Leitura Das Relações Entre Educaçao E Cultura

Monografias: Multiculturalismo E Educação: Desafios Para Praticas Pedagogicas Uma Nova Leitura Das Relações Entre Educaçao E Cultura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  1.043 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Através deste trabalho, observamos que os artigos incluídos nestas etapas de desafios para a prática pedagógica, ou seja, o multiculturalismo em educação, ainda é, um posicionamento claro a favor da luta contra a opressão e a discriminação a que a certos grupos minoritários tem.

O multiculturalismo é, uma outra, contribuição que consideramos muito interessante para uma nova compreensão das relações entre educação e cultura.

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Etapa 1:

Passo 1: Após a leitura do material indicado, fazer uma lista dos principais pontos abordados, fazendo uma distinção entre: Pluralidade Cultural e Multiculturalismo.

Pluralidade Cultural: os seres humanos possuem diversas variáveis físicos como: cor de pele, altura, forma de olhos, boca, nariz, cor e textura do cabelo, e outros, mas também dependendo de onde e quando nasceram, possuíram diferentes historias politicas têm como logicas, social, cultural, econômicas, religiosas, morais de linguagem. Não há como deixar de se oferecer alguma resposta a essa inescapável pluralidade

Multiculturalismo: nessa sociedade não existem igualdade de oportunidades para todos. Há grupos, como os índios, negros, homossexuais, pessoas oriundas de determinadas regoes geográficas dos próprios países ou de outros países e de classes populares, e /ou com baixos níveis de escolarização, com deficiência, que não tem o mesmo acesso a determinados serviços, bens, diretos fundamentais que outros grupos sociais, em geral, de classe média ou alta, brancos, considerando “normais” e com elevados níveis de escolarização. O multiculturalismo costuma referir-se as intensas mudanças demográficas e culturais.

Passo 2: Produzir um pequeno texto, entre 20 e 30 linhas, sobre as diferentes formas de abordar as diferenças culturais, discutindo também a importância de ações afetivas.

Considerando as diferentes formas de abordagem cultural, podemos identificar que não existem iguais, como podemos detectar-nos a desigualdade social, para negros, índios, deficientes, homossexuais, e entre outros. Essas não possuem os mesmos direitos e oportunidades que as classes média ou branca com maiores níveis de escolarização.

Segundo as características mais marcantes em nossa vida social e politica é que sempre estamos falando sobre os direitos, isso ocorre quando nos deparamos com os diferentes grupos que compõem o nosso país.

Por tanto, as regiões brasileiras tem diversas culturas e a convivência entre grupo diferenciado no plano social e cultural, muitas vezes marcado pelo o preconceito e pela discriminação, que embora façam parte da mesma natureza humana que estão divididas em diversas categorias como: homens, mulheres, pobres, ricos, índios, alemão, negos, judeus, orientais e árabes.

Analisando as diversas culturas, sempre em processo de mudanças que diferenciam os seres humanos pela a riqueza de seus valores, e isso tudo aparece e é transmitido no agir do cotidiano. No momento atual, as questões culturais não podem ser ignoradas pelos educadores e educadoras, sob o risco de que a escola cada vez se distancie mais do universo simbólico, das mentalidades e das inquietudes das crianças e jovens de hoje.

Conclui-se que, a consciência do caráter homogeneizador e monocultural da escola é cada vez mais forte, assim como a consciência da necessidade de romper com esta e construir praticas educativas em que, a questão da diferença e do multiculturalismo se façam cada vez mais presentes.

Etapa 2:

Passo 1 : Pesquisar reportagens, poemas, ou imagens ( fotos, quadros, cartoons )que :

. Retratem situações atuais do cotidiano, e /ou

. Envolvam relações entre diferentes grupos culturais e /ou

. Evidenciem os estereótipos e tipo de tratamento dado pela sociedade a cada um dos grupos.

Passo 2: Escolher a mais significativa e redigir um texto ( 1 a 2 páginas ), relatando a situação e sugerindo possíveis formas de lidar com essas questões no cotidiano escolar.

RELATÓRIO

De acordo com o cotidiano no âmbito escolar, observamos durante as aulas a

Importância, do papel do professor neste contexto.

Pudemos perceber que o colégio apresenta boa estrutura no que, se refere ao espaço

físico comportando adequadamente os alunos.

No entanto, observamos que a sala de aula era composta de 27 alunos sendo que,

quatro alunos apresentava dificuldades de aprendizagem diferenciadas, as aulas eram

aplicada pela professora normalmente para todos os alunos. Porém, o conteúdo das

atividades propostas para os alunos que apresentavam problemas de aprendizagem, a

professora

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com