TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Sobre a Memória

Tese: Curso Sobre a Memória. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  Tese  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

Curso Sobre a Memória

"A cultura certa fortalece os poderes interiores."

Horácio

COMO FIXAR OS SEUS COMPROMISSOS

Neste tutorial você vai aprender a usar sua memória para lembrar de compromissos com hora marcada, como uma agenda.

Para tanto, basta criar associações entre cada uma das coisas que planeja fazer, na ordem em que deseja fazê-las.

Exemplo:

Suponha que você deva, ao sair de casa, passar no correio para expedir uma encomenda. Depois, telefonar ao Rafael para marcar uma entrevista. Também precisa lembrar de comprar envelopes. Seguidamente as 09h30min o seu cliente, Sr. Felipe vai atendê-lo. Quando sair deste você planeja às 10h30min se encontrar com outro cliente, o Sr. Monteiro. As 11h30min você deverá estar na rodoviária para esperar um colaborador da firma.

Para memorizar esses compromissos você pode fazer como se segue:

Visualize em seu pensamento ao sair de casa dizendo a sua esposa: “Vou ao correio”. Imagine-se depois no balcão das “Encomendas Registradas”. Veja o funcionário do correio lhe devolvendo o troco do seu dinheiro lhe dizendo: “Telefone ao Rafael”.

Quando tiver finalizado o telefonema, imagine-se estrebuchando encima de montanhas de envelopes. No primeiro envelope você lê: “Felipe 9h30min”. Em seguida, imagine o Sr. Felipe despedindo-se de você dizendo: “O Monteiro o espera as 10h30min”. Depois, imagine-se ao sair do senhor Monteiro vendo um letreiro enorme, cravado na porta com uma flecha que diz: “RODOVIARIA”.

Conforme verifica, é inútil procurar fazer associações complicadas. São necessários apenas alguns segundos para estabelecer todas as associações necessárias. Mais uma vez lembro: o importante é ver as imagens criadas na mente.

Ao sair de casa você pensara imediatamente em ir ao correio e a cada compromisso as imagens puramente artificiais voltarão no momento oportuno para lembrar o que você tem que fazer.

Se por acaso tiver em qualquer momento hesitação em lembrar-se do compromisso, basta retomar a cadeia de associações desde o começo, fazendo uma revisão e você descobrirá geralmente o que falta, a menos que não tenha visualizado corretamente algum dos compromissos.

COMO FIXAR O LUGAR ONDE GUARDA SUAS COISAS

Quando deseja lembrar de algo que guarda é necessário que tenha isso em mente na hora que esta guardando o objeto para fazer a associação.

Exemplo:

Você arrumou as fotografias das férias numa gaveta da escrivaninha da mesa no escritório. Elas estão ao lado do seu passaporte e de uma fita métrica portátil.

Visualize então a imagem de um passaporte em que haja uma fotografia em cada página. Imagine em seguida toda uma serie de fotografias arrumadas em fila, e você ao lado com a sua fita métrica medindo o respectivo comprimento total.

Também aqui as associações não têm qualquer significado, apenas a função de associar no seu cérebro as fotografias o passaporte e a fita métrica de forma que no futuro você possa lembrar facilmente de onde estão estes objetos.

COMO FIXAR UMA LISTA DE COMPRAS A FAZER

Se você precisa memorizar uma lista de compras não hesite em recorrer a técnica de associação de imagens. Você pode usar a técnica mesmo que tenha que memorizar várias listas referentes a vários locais onde deseja fazer as compras.

Deste momento em diante, abandone as listas de compras e de compromissos e procure utilizar sua memória juntamente com as técnicas aqui apresentadas. Lembre-se de que quanto mais você usa e confia em sua memória melhor ela fica e mais fácil você faz associações e aprende tudo que deseja.

Faça os próximos dois exercícios, depois você aprenderá a memorizar trechos musicais.

EXERCICIO Nº 32

Eis uma lista de compras:

» Caderno

» Tinta

» Laranjas

» Queijo

» Torradas

» Manteiga

» Refrigerante

» Algodão hidrófilo

» Xarope pra tosse

» Pasta de dentes

Forme tão rapidamente quanto possível as associações de imagens. Dentro de uma hora, tente reconstituir a lista.

EXERCICIO Nº 33

Tente lembrar do nome dos professores que teve desde os 15 anos de idade. Verá que, em geral, foram os professores que lhe ensinaram as suas matérias preferidas que você conseguira recordar.

Isto prova que a afetividade desempenha um papel muito importante quanto a intensidade da lembrança.

COMO FIXAR UMA MÚSICA OU TRECHO MUSICAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com