TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso de Psicologia Social

Por:   •  3/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.611 Palavras (15 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 15

                                    Centro Universitário de Brasília –CEUB [pic 1]

                                                                                                                                           Faculdade de Ciências da saúde – Faces

                              Curso de Psicologia

                                Relato do Caso

                                

                        Filme: 12 homens e uma Sentença

Alunas: 

Jezabel Gontijo Machado- RA-21951465                        

Reila Pereira Moura-RA-21951560

Rosangela Lira Bitencourtt-RA-21952848

Victoria Regina Paiva Araújo–RA-21901986

                                  Brasília

                                Junho 2021

                                    Centro Universitário de Brasília –CEUB [pic 2]

                                                                                                                                           Faculdade de Ciências da saúde – Faces

                              Curso de Psicologia

                                Relato do Caso

                                

                        Filme: 12 homens e uma Sentença

                                                 Relato de Caso apresentado à Faculdade de Psicologia do Centro Universitário de Brasília – CEUB como requisito parcial de nota para curso de Psicologia, para a matéria de Teorias em Psicologia Social- Professores: Daniel Barbieri e Leonardo Mello

Alunas: 

Jezabel Gontijo Machado- RA-21951465                        

Reila Pereira Moura-RA-21951560

Rosangela Lira Bitencourtt-RA-21952848

Victoria Regina Paiva Araújo–RA-21901986

                                Brasília

                                Junho 2021

Filme - 12 homens e uma sentença

  1. Relato do Estudo do Caso
  2. Enfoque: Sociológico/crítico
  3. Identificação dos três fenômenos a serem analisados
  4. Explicitação dos aportes teóricos relacionados aos três fenômenos. 

  1. Relato do caso

O filme possui a incrível capacidade de nos fazer pensar sobre a palavra muito forte nossos julgamentos equivocados, a história é relatada de uma forma tão realista e de uma incredulidade que não acontece durante todo o filme. Esse mesmo faz-nos refletir sobre a superioridade da razão diante de concepções fundadas nas nossas crenças, valores, certezas, nossos preconceitos, empatia, e o principal motivo a tensão que ele proporciona ao espectador.

         O Júri composto por 12 homens se reúne em uma sala isolada para decidir sobre o futuro do jovem de 18 anos acusado de matar o pai a facadas, após discussão doméstica. O jovem é levado a julgamento no banco dos réus do Tribunal de Justiça da cidade de Nova York. A decisão do júri precisa ser unânime, e por esse motivo a necessidade de cautela na decisão, pois se trata de decidir se uma pessoa deve ou não ser morta para pagar por um determinado crime. Caso a decisão seja pela culpa do jovem os doze jurados o condenarão à pena capital, ou seja, à pena de morte na cadeira elétrica.   Assim sendo, ao jovem e à sua defesa não caberá o recurso de apelação nem pedido de clemência.

Para o julgamento do jovem, foram convocadas duas testemunhas que disseram terem visto ou ouvido o suspeito cometer o crime. A primeira delas era o vizinho do andar de baixo, um senhor de idade avançada, fisicamente debilitado e mentalmente confuso. Ele afirmou ter ouvido o corpo cair e, além de ter visto o jovem fugir pelas escadas do prédio. A segunda testemunha é uma mulher de aproximadamente cinquenta anos que afirmou ter visto o jovem assassinar o pai pela janela do seu quarto, que fica de frente para o apartamento do senhor que fora morto, quando estava deitada em sua cama. Essa testemunha, contudo, afirma que presenciou o assassinato no momento preciso em que um trem passava na frente de ambas as janelas.

 Na sala dos jurados, quando o magistrado presidente do processo informa aos doze jurados que eles devem votar, todos votam pela condenação exceto o jurado número 8, que alega não possuir provas suficientes nos autos para a condenação à pena de morte, chamando, assim a atenção dos outros para as lacunas existentes nos depoimentos das testemunhas e pela “dúvida razoável” que o caso inspirava. Os outros onze jurados, apesar das imprecisões no julgamento, das incoerências nos depoimentos das testemunhas e das evidências constatadas no comportamento do advogado que pouco se comprometeu na defesa do réu, decidem deliberar pela culpa do jovem.

O jurado número 8 Davis , por acreditar que toda e qualquer pessoa merece o direito de ampla defesa, do contraditório e principalmente da presunção de inocência, insistiu pela não condenação, principalmente por acreditar existir uma gritante  e  razoável dúvida, sendo incapaz de condenar o acusado, e mesmo sendo constrangido pelos onze, que baseavam a condenação em suas crenças pessoais e preconceitos, foi ponderável, mantendo a sua lucidez, coerência aos fatos e seu juízo próprio decidindo pela absolvição do jovem. No decorrer do filme, percebe uma batalha entre o bom senso e a austeridade, a inflexibilidade da maioria que prefere acusar, jogar pedras no réu e fazer vista grossa aos seus preconceitos e juízos de valores baseados em aparências e não em reais evidências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (117.1 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com