TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIREITOS HUMANOS

Pesquisas Acadêmicas: DIREITOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Filantropia é um sentimento que faz com que indivíduos ajudem outras pessoas, e o termo é de origem grega, que significa" Amor à Humanidade “.

Filantropia é a atitude de ajudar ao próximo, seja ela através de donativos, como roupas, comida, dinheiro, etc. No ano de 363 um imperador romano criou o termo filantropia, pois achavaser caraterística de uma de suas atividades, como sinônimo de caridade, com o objetivo de ajudar as pessoas. Filantropia acontece de diversas maneiras, através de donativos para ONGS (ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS ), comunidades pessoas, ou apenas o fato de trabalhar para ajudar os demais, de forma direta ou indiretamente.

O conceito de filantropia é muito difundido hoje em dia, e relacionado erroneamente as ações de responsabilidade social das empresas. Filantropia está muito mais ligado ao TerceiroSetor, que é fazer algo para as pessoas onde o Governo não consegue chegar, do que as empresas que fazem ações para contribuir para uma sociedade melhor, mas que podem também ser interpretadas como apenas um meio de fazer marketing.

Filantropia está mais relacionado com poder dar algo, até mesmo tempo e atenção, para outras pessoas ou para causas importantes com o objetivo apenas de se sentir bem, podendo serpraticadas em igrejas, hospitais e escolas.

Atualmente o dilema das fundações é discernir quanto deve ser aplicado na produção de serviços à comunidade, e quanto se deve reverter para o trabalho mais profundo no campo da luta pelas ideias. É preciso então analisar a dimensão da causa que se abraça, e que espécie de retorno virá de cada opção em jogo. Esta épara as instituições filantrópicas, uma escolha muito complexa e árdua, pois os artífices destas decisões estratégicas sabem que, por um lado, precisam dar conta dos frutos de seus investimentos, mas por outro eles tem consciência do quanto é longo o prazo necessário para que uma transformação social se processe. Assim, é possível perceber que a filantropia não se desenvolve apenas nas microesferas, mas também em âmbitos de influência planetária, que utilizam esta prática até mesmo para influenciar estadistas locais e globais. Nesta dimensão mais ampla, é fundamental saber lidar com conceito como desenvolvimento sustentável e outras tantas noções não menos complexas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com