TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISLEXIA, CAUSAS E TRATAMENTOS

Exames: DISLEXIA, CAUSAS E TRATAMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  4.953 Palavras (20 Páginas)  •  596 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADES DE DRACENA

DISLEXIA: CAUSAS e TRATAMENTOS

DEZEMBRO

2012

DISLEXIA: CAUSAS e TRATAMENTOS

Trabalho de Conclusão de Curso, referente ao Curso de Pós Graduação de Psicopedagogia.

Orientador: Nivaldo Silva

DEZEMBRO

2012

AGRADECIMENTOS

Ao senhor Deus Todo Poderoso por ter me dado a vida e nunca ter me deixado sozinha, iluminando o meu caminho e me dando forças para seguir sempre em frente.

Aos meus pais Lúcia e Arciodio pelo amor incondicional e pela força em todos os momentos da minha vida.

Ao meu marido Renato Sartorello e a minha filha Lorena Milanez Sartorello que me acompanharam a cada passo de perto, que sentiram comigo todas as angústias e todas as alegrias desta caminhada.

A professora Neusa que me incentivou a cada dia.

Agradeço a todas as pessoas do meu convívio que acreditaram e contribuíram, mesmo que indiretamente, para a conclusão deste curso.

RESUMO

O presente trabalho trata da dislexia como uma dificuldade primária do aprendizado abrangendo leitura, escrita, e soletração ou uma combinação de duas ou três destas dificuldades. É o distúrbio (ou transtorno) do aprendizado mais freqüentemente identificado na sala de aula. O diagnóstico deve ser realizado por profissionais treinados, empregando-se uma série de testes e observações, em geral, trabalhando em equipe multidisciplinar, que analisará o conjunto de manifestações e dificuldades.

Uma vez diagnosticada a dislexia, segundo as particularidades de cada caso, tendo conhecimento das causas das dificuldades, do potencial e a individualidade do paciente, o profissional pode usar a linha terapêutica que achar mais conveniente para o caso.

Os resultados devem surgir de forma progressiva. Ao contrário do que muitos pensam o disléxico sempre contorna suas dificuldades, encontrando seu caminho. Ele responde bem a situações que possam ser associadas a vivências concretas e aos múltiplos sentidos.

O disléxico não tendo consciência do seu problema não terá acesso as oportunidades de aprendizagens que serão oferecidas.

A falta de preparo do professor, o grande número de alunos em sala de aula, são alguns dos obstáculos que dificultam o diagnóstico e prejudicam ainda mais os alunos que perdem o interesse e acabam se transformando em alunos com potencial problemático dificultando o acesso dos educadores em prol deles próprios.

Palavras-Chave: Dislexia, Dificuldades, Aprendizado, Profissionais, Tratamento.

INTRODUÇÃO

A dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 05% e 17% da população mundial é disléxica. Ao contrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado da má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.

Por esses múltiplos fatores é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos que devem iniciar uma minunciosa investigação. Essa mesma equipe deve ainda garantir uma maior abrangência do processo de avaliação, verificando a necessidade do parecer de outros profissionais como neurologista, oftalmologista e outros, conforme o caso.

O tratamento da dislexia embora não tenha cura, auxilia o paciente quanto às suas limitações, permitindo assim uma melhora progressiva e evitando, assim, que sofra problemas sérios relacionados à auto-estima e socialização.

O papel da escola e dos professores é essencial para a identificação dos sintomas e auxílio do tratamento do aluno disléxico.

Shaywitz (2006) descreve que a própria escola não está preparada para se adaptar as necessidades que qualquer aluno disléxico possa vir a apresentar. Ele afirma que:

“Estas escolas demoram a identificar um problema de leitura, oferecendo poucas oportunidades de ensino e com a fraca formação dos professores, podendo saber pouco sobre o ensino da leitura e suas dificuldades.” (SHAYWITZ, p. 221, 2006)

Certamente isso dificulta a vida escolar do aluno disléxico, embora tenha um desenvolvimento cognitivo muitas vezes superior a de seus colegas, acaba por ter um rendimento escolar abaixo do normal devido a essas implicações encontradas nas escolas. É preciso que na formação dos docentes haja certo conhecimento sobre como se determina a aquisição da leitura e escrita na criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com