TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O problema do alcoolismo, em particular, sobre suas causas, conseqüências, métodos de tratamento

Trabalho acadêmico: O problema do alcoolismo, em particular, sobre suas causas, conseqüências, métodos de tratamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 2

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. CONCEITO

3. ABSTINÊNCIA X TOLERÂNCIA

4. CAUSAS

5. CONSEQUÊNCIAS

6. TRATAMENTOS

7. ASPECTO HISTÓRICO

8. MITOS E VERDADES SOBRE O ÁLCOOL

9. CONCLUSÃO

 INTRODUÇÃO

O presente trabalho que será abordado tratará sobre o Alcoolismo, mais concretamente sobre as suas causas, consequências, tratamentos e seus outros mais diversos temas referente a esse assunto.

O documento tem como objetivo mostrar aos alunos, professores o quão o Álcool tem crescido e diversos problemas na nossa sociedade, causando inúmeros acidentes nas estradas ou na própria cidade, destruindo famílias, causando independências que muitas vezes pode levar o alcoólatra a morte, sendo assim, mostrar também o quanto é necessário beber moderadamente e da maneira correta para não ocorrer prejuízos.

 O que é o Alcoolismo?

O alcoolismo é um composto de problemas devido ao consumo de grande quantidade e constante do álcool; se entende como um vício de ingerir em excesso e regular de bebidas alcoólicas, e todas as suas consequências. O alcoolismo é, enfim, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe dependências, abstinências, abusos, intoxicações por álcool. Perdas restritas de memória, demenciais, alucinatórias, delirantes, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos.

 ABSTINÊNCIA X TOLERÂNCIA

Nem todo consumo de álcool pode ser considerado como alcoolismo. Pode-se considerar como alcoolismo como o consumo em grandes quantidades, contínuo e neurótico de bebidas alcoólicas, que desagrada a vida pessoal, familiar, profissional e social do alcóolatra. A pessoa passa a se tornar dependente do álcool quando ela não tem mais forças para impedir o consumo e, se o impede, expõe sintomas desconfortáveis que acaba cedendo e assim retornando ao álcool. Essas crises são chamadas de crises de abstinência.

Antes da dependência ocorre a tolerância, que acontece quando uma pessoa necessita de doses maiores para acontecer os mesmos efeitos que conseguia com doses menores. As duas situações podem gerar acontecimentos desagradáveis e perigosas como alterações do comportamento, coma, ataque epiléptico, acidentes de vários tipos, desastres automobilísticos, etc.

 CAUSAS DO ALCOOLISMO

O alcoólatra usa como justificativa o uso do álcool para solucionar seus problemas, sem perceber que multiplica seus desconfortos físicos e emocionais e começa a depender do álcool para tudo, até para esquecer que é dependente. O álcool é usado muitas vezes e inconscientemente para fugir ou suportar uma realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com