TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Darwin e Sua Contribuição Para a Psicologia

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.038 Palavras (29 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CURSO DE PSICOLOGIA

BIOGRAFIA DE CHARLES DARWIN

ARARAQUARA

JUNHO/2017

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CURSO DE PSICOLOGIA

BIOGRAFIA DE CHARLES DARWIN

Leticia Luciany
RA: D288DA0

Natália Freire
RA: N1912b7

Raíssa Carvalho
RA: D13BFD5

Ricardo Ferreira
RA: D17EEE9

ARARAQUARA

JUNHO/2017

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – ICH

CURSO DE PSICOLOGIA

BIOGRAFIA DE CHARLES DARWIN

Trabalho de História da Psicologia apresentado por Leticia Luciany, Natália Freire, Raíssa Carvalho e Ricardo Ferreira à Universidade Paulista Unip com o objetivo de fazer uma biografia de Darwin.

Orientador:

Prof(a). Ms. Gisele Zoppellari Lori.

ARARAQUARA

JUNHO/2017 

RESUMO

O respectivo trabalho aborda uma breve biografia de Darwin. Discorre-se sobre sua vida e seu primeiro impacto revolucionário, suas mudanças a partir desse por meio da publicação de A Origem Das Espécies, em 1859. A partir deste, dissertamos sobre as influências de seu trabalho em relação a psicologia, como o surgimento da psicologia comparativa e a naturalista por exemplo.  Damos enfoque não só sobre o que a teoria da evolução proporcionou, mas também estudos diretamente ligados a psicologia, como os estudos de Darwin sobre o comportamento animal relacionado ao comportamento humano, suas semelhanças e diferenças, colocando o ser humano com um animal comum, nem mais nem menos evoluído. Também contribui diretamente com estudos e feitos a partir da observação de seus filhos, além de facilitar os estudos sobre as diferenças individuais.

Palavras chave: Psicologia; Influências; Contribuição.


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        DESENVOLVIMENTO        7

2.1        A VIDA DE CHARLES DARWIN        7

2.2        A TEORIA REVOLUCIONÁRIA        8

2.3 AS INFLUÊNCIAS DE DARWIN SOBRE A PSICOLOGIA        8

3.        CONCLUSÃO        11

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

ANEXOS        13

  1. INTRODUÇÃO

O trabalho dissertado apresenta uma breve bibliografia de Charles Darwin. Abordamos inicialmente sobre sua vida e seu desenvolvimento até atingir seu auge, quando revoluciona o meio acadêmico e na sociedade, que ainda se abordava fortemente o criacionismo, publicando um dos livros mais importantes da cultura ocidental A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural, em 1859. Sua publicação fez decair a visão criacionista fixista, a teoria da evolução nele apresentada libertou os cientistas de tradições e superstições, sua obra influenciou vários autores em suas pesquisas e até mesmo a psicologia em seu desenvolvimento.

O enfoque desse trabalho, entretanto, é sobre as contribuições de Darwin à psicologia, apesar de termos discorrido além sobre o cientista em questão. A teoria da evolução impactou a psicologia americana contemporânea, além disso, a teoria evolutiva exerceu uma grande influência sobre a obra de Sigmund Freud entre outras influencias, como o testes psicológicos de Binet e Galton e possibilitou o surgimento da ideia moderna do cérebro como a sede das funções mentais.

Darwin também escreveu outros livros importantes para a psicologia. Seu segundo grande relatório sobre a evolução, The Descent of Man, de 1871, reunia provas da evolução humana a partir de formas inferiores de vida, destacando a semelhança entre os processos mentais humanos e animais. O livro alcançou rápida popularidade.

Darwin fez um abrangente estudo das expressões emocionais nos homens e nos animais, sugerindo que as mudanças de gestos e posturas que caracterizavam as principais emoções podiam ser interpretadas em termos evolutivos. Em seu livro The Expression of the Emotions in Man and Animals, de 1872, ele alegou que as expressões emocionais são remanescentes de movimentos que um dia serviram a alguma função prática.

A partir de 1840, Darwin manteve um diário sobre seu filho bebê, registrando o seu desenvolvimento. Ele publicou suas anotações na revista Mind, em 1877, com o título de “Esboço Biográfico de um Bebê”. Esse artigo é considerado uma das primeiras fontes da moderna psicologia infantil.

A importância dos fatores mentais na evolução das espécies era patente na teoria de Darwin, e ele citava com frequência reações conscientes nos homens e nos animais. Devido ao papel atribuído à consciência na teoria evolutiva, a psicologia foi levada a aceitar o ponto de vista da evolução.

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A VIDA DE CHARLES DARWIN

Quando jovem, Charles logo cedo mostrou interesse pela história natural e por colecionar moedas, conchas e minerais. Enviado pelo pai à Universidade de Edimburgo para estudar medicina. Darwin passou três anos na Universidade de Cambridge, e descreveu a experiência como tempo perdido, ao menos do ponto de vista acadêmico.

Um de seus instrutores o destacado botânico John Stevens Henslow, promoveu a nomeação de Darwin como naturalista a bordo do navio H.M.S. Beagle. Essa famosa excursão, que durou de 1831 a 1836 deu a ele a oportunidade ímpar de observar uma imensa variedade de plantas e formas de vida animal, e ele coletou uma vasta quantidade de dados. Essa jornada modificou o caráter de Darwin. Voltou à Inglaterra como um cientista sério e dedicado, com uma paixão e um objetivo na vida – promulgar sua teoria da evolução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.2 Kb)   pdf (418.7 Kb)   docx (408.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com