TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática E Prática De Ensino

Artigo: Didática E Prática De Ensino. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Didática e prática de Ensino - etapa II

Creche

A relação entre o professor e as crianças é de cumplicidade, onde o professor dá margem as crianças se soltarem, questionarem e obedecer as regras dada pela instituição.

As crianças interagem entre si, tornando muito fácil a didática dada pelo professor, tento uma boa comunicação entre eles.

As crianças ao chegarem a instituição se comprimentam e guardam os seus pertences para a ida ao café da manhã (o grupo todo do maternal). A maioria das crianças tem um convívio de amizade e conhecimento, pois as mesmas já estudavam na instituição desde o berçário. Apenas uma criança chega aos berros porque quer ficar com o pai e não deseja ficar na escola, a professora a pega no colo e tenta fazer com que a criança pare de chorar informando que o pai precisa trabalhar e que hoje na escola irá ocorrer atividades da que ele gosta! Um dos amiguinhos oferece um brinquedo sem dizer nada e a criança a pega ainda choroso, mas a professora faz com que ele vai brincar com as outras crianças esquecendo-se do pai.

No decorrer do dia, a professora sugeri uma atividade para as crianças fazerem juntas na mesa do refeitório, mas cada um, colando de sua forma algodão em uma folha de sulfite com um formato de coelho. As crianças ficam todas entusiasmadas com a atividade sugerida, querem apenas colar, e não aceitam muitas sugestões, apenas falam que irá fazer o mais bonito. Mas a todo momento uma por uma, as criança começa a perguntar para a professora se o seu desenho esta bonito? Necessitando de uma aprovação! (estímulo).

Uma criança em especial, pega uma das cinco colas colocadas em cima da mesa e não quer mais soltar, e a professora explica que tem que dividir as coisas porque é legal todos usarem juntos (Mas a professora já tinha colocado um pouco de cola em todos os desenhos).

Até que uma outra criança diz chamando a atenção do amiguinho.

- Tem que dividir! É feio não dividir! nhé, professora!

E a mesma diz: - É isso mesmo!

As crianças ao terminarem os seus desenhos pede a professora para ir brincar do lado de fora (que se localiza um parquinho com balanços e um escorregador), mas a professora nega dizendo que daqui a pouco será a hora do lanche e por isso um por um tem que guardar seus desenhos e lavar as mãos. As crianças seguem sem questionar, pois a professora é firme na hora de dar a decisão.

A professora segue uma linha onde as crianças tem a oportunidade de se expressar, falando e perguntando o que quiserem mas sempre respeitando as regrinhas:

- Não pode gritar!

- Não pode bater! Quando tiver desavenças tem que comunicar a professora.

- Não pode falar palavrão!

- Respeitar o outro!

- E o mais importante, obdecer a professora!

Conclusão

As crianças no ambiente escolar se comportam com autonomia e respeito, pelas ordens dada pela professora. Elas fazem bagunça mas se justificam pelos seus atos. Quando uma criança não segue o bando, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com