TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferença entre psicologia e educação

Resenha: Diferença entre psicologia e educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Resenha  •  212 Palavras (1 Páginas)  •  400 Visualizações

Escreva a diferença entre Psicologia e educação, Psicologia na educação e Psicologia da educação.

Psicologia e educação: Temos a educação formal caracteriza-se por experiências e situações planejadas e ocorre em instituições especificas algumas delas organizadas com o propósito explicito de formar consciências, ensinar modos de se comportar, repassar valores morais. E temos a educação informal caracteriza-se pelas experiências não planejadas, pelas situações vivenciadas cotidianamente.

Então psicologia e educação tenta entender e desvelar os mecanismos na formação dos indivíduos, os processos presentes em nossa sociedade e que ocorrem para a constituição de nossas subjetividades.

Psicologia na educação: É um entendimento do fenômeno humano, os conhecimentos gerais acerca de aprendizagem desenvolvimento podem auxiliar os profissionais da educação a estabelecer diretrizes importantes relacionadas ao planejamento, procedimentos didáticos, avaliação e interação professor-aluno.

Psicologia da educação: Entender os mecanismos que provocam ou mantém determinadas características do indivíduo.

Entender o indivíduo em um determinado período de sua vida e oferecer subsídios ao delineamento de ações que possam direcionar o indivíduo a ampliação de suas capacidades.

Identificar também a complexidade das relações estabelecidas na escola pelos diversos fatores neles inseridos, a fim de entender como essa teia de relações afeta os indivíduos.

Interessa a psicologia da educação entender o fenômeno educacional como um todo e a escola em suas diferentes interfaces educacionais, é superar problemas prementes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com