TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças E Semelhanças Entre Grupo E Equipe

Casos: Diferenças E Semelhanças Entre Grupo E Equipe. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  3.020 Visualizações

Página 1 de 2

O Trabalho ao longo do tempo tornou-se cada vez mais complexo, e com isso os indivíduos se reúnem em grupos para melhor cumprir as tarefas, que de outra forma, seriam realizadas de maneira mais trabalhosa ou inadequada. Grupo é a interação de duas ou mais pessoas para a realização de tarefas ou simplesmente compartilhar crenças e valores. Podemos destacar nossa família e o conjunto de amigos como um grupo. A equipe surgiu da necessidade de realizar tarefas com maior rapidez, podendo ser compreendida como melhoria na execução e tarefas.

Em um grupo os indivíduos trabalham em prol de seus resultados e, traçam papeis e tarefas que desenvolvem sozinhos, e delimitam se a não arriscar, em geral não depositam esforços em definir metas e desenvolver os propósitos. Os grupos compartilham informações, tem união neutra e habilidades aleatórias, seus resultados são os somatórios de cada pessoa do grupo. Já as equipes trabalham com o objetivo de alcançar resultados em comum que dependem dos esforços conjuntos e que não podem ser alcançados caso tenham contribuições individuais, elas trabalham para o desempenho coletivo, tem afinidades entre seus membros, e suas responsabilidades são individuais e compartilhadas, na definição de equipe o fato de existir afinidades positivas leva à melhoria e desempenho da equipe tornando-as potenciais. O resultado alcançado pela equipe é maior do que os resultados alcançados individuais.

As relações entre as pessoas são organizadas, as pessoas são interdependentes e interagem entre si. Tais características mostram como uma surgiu dentro da outra, toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipe. A equipe é um grupo com funcionamento qualificado, ou seja, algumas características de um grupo também podem ser de uma equipe. As pessoas se percebem como membros, os membros do grupo têm necessidades e motivações compatíveis, tem objetivos comuns.

Para finalizar verificamos que um grupo e uma equipe apresentam semelhanças e diferenças. Porém nas organizações as duas são bem vistas porque nelas devem ter grupos e equipes.

REFERÊNCIA:

Camrgo,Denise de Psicologia organizacional / Denise de Camargo. -.2. ed. Reimp. – Florianóplis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC, 2012.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com