TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças técnicas entre responsabilidade civil pelo fato de um produto ou serviço

Projeto de pesquisa: Diferenças técnicas entre responsabilidade civil pelo fato de um produto ou serviço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo: A presente pesquisa aborda as principais diferenças técnicas existentes entre a responsabilidade pelo fato do produto ou serviço e a responsabilidade pelo vício do produto ou serviço, ambas adotadas pelo Código de Defesa do Consumidor, apresentando-se como meios de garantir a reparação dos prejuízos causados ao consumidor. Inicialmente, toma-se como base o estudo da responsabilidade civil em geral, apresentando uma noção sobre o tema, suas origens ao longo da história, o seu conceito, como era tratada a responsabilidade civil no Código Civil de 1916, a responsabilidade civil no Código Civil de 2002, bem como um breve estudo em relação à responsabilidade subjetiva e objetiva. Feito o estudo da responsabilidade civil em linhas gerais, passa-se a estudar a responsabilidade civil no Código de Defesa do Consumidor apresentando as alterações e inovações trazidas por este no enfrentamento das questões relativas à quantidade, à qualidade e à segurança dos produtos e serviços colocados no mercado de consumo. Na parte final, chega-se ao ponto central da pesquisa, oportunidade em que se analisa a responsabilidade pelo fato do produto ou serviço, prevista entre os artigos 12 e 17 do CDC, como também a responsabilidade pelo vício do produto ou serviço, prevista entre os artigos 18 e 25 do CDC, apontando-se as diferenças técnicas que envolvem esses dois modelos de responsabilização do fornecedor.

Palavras-chave: Responsabilidade Civil. Diferenças técnicas. Fato do produto ou serviço. Vício do Produto ou serviço.

1. INTRODUÇÃO

Nesta pesquisa, tem-se por escopo fazer um estudo das principais diferenças técnicas existentes entre a responsabilidade civil pelo fato do produto ou serviço e a responsabilidade civil pelo vício do produto ou serviço disciplinado no Código de Defesa do Consumidor.

É forçoso reconhecer que o tema em comento não se trata de novidade no campo jurídico, no entanto, a elaboração do presente estudo justifica-se pelo fato de que é notória a falta de conhecimento técnico específico para o correto manejo, por parte dos operadores do direito, das regras técnicas envolvendo cada um desses modelos de responsabilidade civil. Dessa forma, a formulação do problema está centrada no seguinte questionamento: quais são as diferenças técnicas existentes entre a “Responsabilidade pelo fato do produto ou serviço” e a “Responsabilidade pelo Vício do Produto ou Serviço”?

Os fornecedores, quando disponibilizam bens e serviços no mercado de consumo, têm o dever de se preocuparem com itens como segurança, eficiência, qualidade e durabilidade. Assim, para cumprir esse dever, utilizam diversos testes e controles na sua produção para que a mesma atinja os maiores padrões de qualidade, buscando eliminar ou reduzir a entrada de produtos e serviços defeituosos ou viciados no mercado de consumo.

Mesmo assim, o que foi observado, na realidade, foi a entrada de produtos ou serviços no mercado de consumo que causam lesões à saúde, à segurança e até mesmo ao patrimônio dos consumidores.

A legislação, através do instituto da responsabilidade civil, tratou de apontar quais seriam os responsáveis pela ocorrência de tais problemas, diferenciando o grau de responsabilidade do fornecedor em conformidade com o tipo de lesão causada ao consumidor.

Sob essa perspectiva, quando um produto ou serviço causa risco à saúde, à segurança ou à integridade física do consumidor, a situação é analisada com base na responsabilidade civil pelo fato do produto ou serviço. Por sua vez, quando um produto ou serviço apresenta vícios de qualidade ou quantidade que o torna impróprio ou inadequado ao consumo, a situação é analisada com base na responsabilidade civil pelo vício do produto ou serviço.

Para a completa compreensão do tema, discorreu-se sobre a responsabilidade civil, apontando uma noção geral, suas origens, o conceito de responsabilidade civil, como o tema era tratado nos códigos de 1916 e de 2002 e, por fim, diferenciou-se a responsabilidade civil subjetiva da objetiva.

Em seguida, tratou-se da responsabilidade civil dentro da abordagem do Código de Defesa do Consumidor, além da qualidade dos produtos e serviços.

No terceiro capítulo, começou-se a aprofundar no tema principal da pesquisa, tratando, assim, da responsabilidade pelo fato do produto ou serviço, com destaque para aqueles que são os responsáveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com